Evento debate presença das mulheres na academia e na política

Dia 8 de março, as professoras da FFLCH e da UFRJ, Eva Blay e Lena Lavinas, participam de debate com mediação de Maria Arminda Arruda

05/03/2018 - Publicado há 6 anos
Foto: Marcos Santos / USP Imagens

.
No Dia Internacional da Mulher, 8 de março, a Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP realiza a conferência Mulher, Academia e Política. O debate ocorrerá às 10 horas e terá a participação das professoras Eva Alterman Blay e Lena Lavinas, respectivamente, docentes da FFLCH e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que vão debater a situação das mulheres na academia e na política.

Imagem: Divulgação / FFLCH (Clique na imagem para ampliar)

A mediadora será a socióloga e diretora da FFLCH, Maria Arminda do Nascimento Arruda, a qual destaca que a ideia do evento é fazer uma reflexão sobre a condição da mulher no mundo contemporâneo.

“Será uma reflexão realizada por mulheres sobre a importância pública delas. Pois, apesar da forte presença das mulheres em todas as esferas, elas estão pouco contempladas nos cargos mais altos da universidade e da política. Por isso, há muito o que fazer ainda”, declara Maria Arminda, que é a segunda mulher a tornar-se professora titular no Departamento de Sociologia – a primeira foi Eva Blay – e a segunda a exercer o cargo de diretora na FFLCH.

Para a socióloga Eva Alterman Blay, que é professora titular sênior do Departamento de Sociologia da FFLCH e coordena o Escritório USP Mulheres, desde 2016, 8 de março é um dia de luta, que é importante existir para que a sociedade reconheça os direitos humanos das mulheres e a cidadania delas, uma questão que no Brasil e no mundo ainda á problemática.

“Não é verdade que alcançamos tudo. Pois, a violência e a discriminação ainda existem. É preciso educação para que esta cultura mude e se torne uma cultura que seja sensível aos direitos das mulheres. Por exemplo, no Brasil, ainda querem mexer em direitos garantidos na Constituição de 1988”, destaca a socióloga.

No debate promovido pela FFLCH, Eva falará sobre a política universitária para as mulheres, respondendo à questão “Onde estão as mulheres na USP?”. E a professora titular do Instituto de Economia da UFRJ Lena Lavinas vai abordar as mudanças recentes nas assimetrias de gênero e pensar em como isso vai impactar o ensino e a trajetória acadêmica das mulheres em geral, comparando países desenvolvidos e o Brasil.

Lena leciona Economia do Bem-estar e Avaliação de Políticas Públicas e Programas Sociais. Suas principais áreas de pesquisas são: avaliação de programas sociais de combate à pobreza; análise de impacto dos programas de transferência de renda; desigualdades de gênero e mercado de trabalho; sistemas de proteção social em perspectiva comparada; política social e desenvolvimento econômico; sistemas de informação e gestão pública.

A participação no evento é gratuita e aberta ao público em geral. Haverá emissão de certificado para as pessoas que registrarem presença no dia.

A conferência será realizada no dia 8 de março, às 10 horas, no Auditório Nicolau Sevcenko do prédio de Geografia e História da FFLCH, que está localizado na Av. Professor Lineu Prestes, 338, Cidade Universitária, São Paulo.

Assessoria da FFLCH