Reitor recebe visita de embaixadores da França e dos Estados Unidos

As visitas tiveram como objetivo o fortalecimento das parcerias com os dois países

21/02/2018 - Publicado há 6 anos
O embaixador da França, Michel Miraillet (à esq.) e o reitor Vahan Agopyan – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

No dia 21 de fevereiro, o reitor da USP, Vahan Agopyan, recebeu, no prédio da Reitoria, o embaixador da França no Brasil, Michel Miraillet, e o cônsul-geral da França em São Paulo, Brieuc Pont. Também faziam parte da comitiva francesa o primeiro-secretário da Embaixada, Tomas Napolitano; o diretor-geral do Instituto Francês do Brasil, Alain Bourdon; a diretora em São Paulo do mesmo instituto, Perrine Warmé-Janville; o cônsul-adjunto Nicolas Laitserlart, e o adido de cooperação para Ciência e Tecnologia, Gérard Perrier.

Na Reitoria, os representantes diplomáticos também foram recebidos pelo presidente da Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (Aucani), Raul Machado Neto, e pelo assessor da Reitoria, Gerson Damiani.

Esta foi a primeira vez que o embaixador, que assumiu o cargo em setembro do ano passado, esteve na USP. Durante o encontro, Agopyan abordou as parcerias mantidas com instituições francesas – atualmente, são mais de 90 convênios em vigência – e sobre as iniciativas desenvolvidas pela Universidade como a criação das representações acadêmicas com a Universidade Sorbonne (USPC, sigla para Université Sorbonne Paris Cité) e a futura instalação do Instituto Pasteur-USP no prédio do Centro de Inovação da Universidade de São Paulo (InovaUSP), no campus de São Paulo. “A França é uma grande parceira da Universidade. Cerca de 14% de nossa produção científica é realizada em conjunto com pesquisadores franceses”, afirmou.

Estados Unidos

No dia 20 de fevereiro, o reitor já havia recebido o embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Peter Michael McKinley.

O encontro foi uma oportunidade para discutir temas como pós-graduação, financiamento das universidades de pesquisa, mobilidade estudantil e o cenário político atual, além de fortalecer a relação entre a USP e os Estados Unidos e ampliar as possibilidades de parceria.

(Da esq. p/dir) O assessor da Reitoria, Gerson Damiani; o pró-reitor de Graduação pro tempore, Gerson Aparecido Yukio Tomanari; o reitor Vahan Agopyan; o embaixador Peter Michael McKinley; os representantes da Aucani, Raul Machado Neto e Laura Patrícia Zuntini de Izarra; e o representante do Consulado do EUA, Scott Smith – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

Além do presidente da Aucani, participaram da visita o pró-reitor de Graduação pro tempore, Gerson Aparecido Yukio Tomanari; e a diretora da Aucani para Cooperação Nacional, Laura Patrícia Zuntini de Izarra. Acompanhando o embaixador estavam presentes o chefe da Seção Cultural do Consulado dos EUA em São Paulo, Scott Smith, e assessor do Consulado, Marcos Hirata.

O embaixador também participou de atividades da primeira edição do Programa STEM TechCamp Brasil 2018, uma iniciativa voltada à aprendizagem ativa que reúne, entre os dias 19 e 23 de fevereiro, na Escola Politécnica (Poli), sessenta educadores do ensino médio da rede pública com o objetivo de discutir ferramentas inovadoras para o ensino das Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM, na sigla em inglês). O evento é promovido pela Embaixada dos EUA, em parceria com o Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico da Poli e o Grupo +Unidos.