Exposição destaca professores fundadores da USP

30/10/2009 - Publicado há 14 anos
À esquerda, o presidente da Edusp, Plínio Martins Filho, e, à direita, o curador da exposição, Abílio Tavares, com uma das peças da mostra

A Livraria João Alexandre Barbosa, vinculada à Editora da Universidade de São Paulo (Edusp), inaugura no dia 5 de novembro, às 18h, a exposição Os Fundadores: Professores da primeira turma de formandos da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP – 1936/1937. Esta será a primeira ação cultural realizada no espaço reservado a exposições na nova livraria da Edusp, que fica no térreo do prédio da Antiga Reitoria, na Cidade Universitária, São Paulo. A exposição poderá ser vista até 12 de dezembro, na área externa da Livraria João Alexandre Barbosa.

A mostra Os Fundadores foi organizada pela Comissão dos 75 anos do Campus da Capital, a mesma que realizou, com grande êxito, a exposição USP em Obras: A Construção da Cidade Universitária, apresentada no Memorial da América Latina em janeiro deste ano.

Fazem parte da Comissão os professores da USP: Lilia Moritz Schwarcz, Maria Arminda do Nascimento Arruda e Plinio Martins Filho; além do diretor teatral e curador do evento, Abílio Tavares. A realização de Os Fundadores contou também com o apoio da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) da Universidade.

A concepção da mostra é ousada e deve atrair, por sua originalidade, a atenção dos milhares de frequentadores que transitam diariamente pela Cidade Universitária. Formada por 17 cadeiras (alusão natural e humorada às cátedras universitárias), cada uma com 1,80m de altura, elas apresentam, em seus encostos e assentos, perfis de 34 professores pioneiros da Universidade, que, entre os anos de 1934 e 1937, atuaram nos momentos iniciais da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (hoje, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas), período que coincide com a fundação da USP, há 75 anos, em 25 de janeiro de 1934.

De acordo com texto elaborado pela Comissão dos 75 anos do Campus da Capital, “para a organização dessa mostra, considerou-se como primeira turma completa da recém-criada Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP a reunião das seis subseções licenciadas em 1936 (Filosofia, Ciências Matemáticas, Ciências Físicas, Geografia e História, Ciências Sociais e Políticas e Letras Clássicas e Portuguesas) e das três restantes que só se formaram em 1937 (Ciências Químicas, Ciências Naturais e Línguas Estrangeiras)”.

Considerou-se também que, em virtude do grande trânsito de professores, nestes primeiros anos, em especial os estrangeiros, foram incluídos na exposição aqueles docentes que permaneceram mais de um semestre ou que tenham produzido algum material reflexivo sobre sua carreira. “Coube a cada um dos mestres da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras fundar, na instauração de suas disciplinas, no interior das salas de aula, na relação direta entre o professor e seus alunos, a ideia de universidade que, num plano maior, grandes e conhecidos nomes de nossa história desenharam ao pensar a criação da USP”, explica o texto da Comissão.

Fazem parte da mostra Os Fundadores: Professores da primeira turma de formandos da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP – 1936/1937 os perfis dos seguintes mestres brasileiros e estrangeiros: Teodoro Ramos, Luiz Cintra do Prado, Antonio Soares Romêo, André Dreyfus, Paulo Sawaya, Plínio Ayrosa, Afonso de Escragnolle Taunay, Paul Vanorden Shaw, Antonio de Sampaio Dória, Otoniel Mota, Antonio de Almeida Prado, Edgar Otto Gothsch,  Francisco Rebelo Gonçalves, Jean Mangüé, Pierre Monbeig, Fernand Paul Braudel, Paul Arbousse-Bastide, François Perroux, Michel Berveiller, Pierre Hourcade,  Claude Lévi-Strauss, Luigi Fantappié, Giacomo Albanese, Ettore Onorato, Luigi Galvani, Francesco Piccolo, Giuseppe Ungaretti, Gleb Wataghin, Heinrich Rheinboldt, Heinrich Hauptmann, Ernst Bresslau, Ernst Marcus e Felix Rawitscher.

(Foto: Ernani Coimbra)