USP exibe filme sobre duelo entre campeão do jogo Go e um computador

Dia 15 de dezembro, laboratório do IME realiza o lançamento oficial do documentário “AlphaGo” no Brasil

 13/12/2017 - Publicado há 6 anos     Atualizado: 14/12/2017 as 7:51
Desenvolvida pelo Google, a inteligência artificial AlphaGo venceu o sul-coreano Lee Sedol no milenar jogo de tabuleiro Go – Foto: Divulgação

.
O documentário AlphaGo acompanha os bastidores de um dos maiores sucessos dos últimos anos da área de inteligência artificial: o primeiro programa de computador a ganhar do campeão mundial de Go, Lee Sedol. No Brasil, o lançamento oficial da produção é organizado por um grupo da USP e será realizado na próxima sexta-feira, dia 15 de dezembro.

O jogo de Go se originou na China há mais de 3 mil anos e é considerado o jogo de tabuleiro mais complexo já inventado. Por anos, ele foi considerado um dos maiores desafios da área de inteligência artificial até que, em março de 2016, um programa de computador venceu o melhor jogador de Go da última década, o sul-coreano Lee Sedol.

Baseado em inteligência artificial, o AlphaGo foi desenvolvido pela Google DeepMind. Antes dele, nenhum programa de computador jamais tinha ganhado de um jogador profissional de Go.

Assista

O documentário será exibido no dia 15, das 16 às 18 horas, no auditório do Instituto de Energia e Ambiente (IEE) da USP, localizado no bloco C. O endereço é Av. Prof. Luciano Gualberto, 1.289, na Cidade Universitária, em São Paulo.

A entrada é franca, porém é necessário realizar inscrição prévia para ingresso no evento. O número de vagas é limitado.

A organização é do Laboratório de Lógica, Inteligência Artificial e Métodos Formais (Liamf) do Instituto de Matemática e Estatística (IME) da USP.

Mais informações: site www.alphagonausp.com

 

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.