Observatório de Universidades Empreendedoras é espaço de diálogo

Na USP, empreendedorismo também é marcante nas ciências humanas, comunicações e artes

12/12/2017 - Publicado há 6 anos

Logo da Rádio USP

Segundo o professor e vice-diretor do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP, Guilherme Ary Plonski, uma das ações importantes de universidades em relação ao seu entorno é o estímulo à criação de novas empresas. Pensando nisso, o Núcleo de Política e Gestão Tecnológica, formado por Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA), FEA de Ribeirão Preto, Escola Politécnica e Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), todas da USP, criou  o Observatório de Universidades Empreendedoras. Plonski avalia que o espaço procura estabelecer o diálogo a respeito do empreendedorismo.

Além disso, é lançada também a segunda edição do Índice de Universidades Empreendedoras, criado pela Confederação de Empresas Juniores. O professor conta que a USP esteve em 1º lugar nas duas edições do índice.

Plonski comenta dados já levantados dentro da USP a respeito do empreendedorismo. Em um cruzamento de CPFs de alunos uspianos e de cadastro da Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp), descobriu-se que um em cada seis alunos da USP criou  alguma empresa. Em relação às unidades que possuem mais alunos empreendedores, o professor fala da surpresa de constatar a Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) no 2º lugar do ranking e Escola de Comunicações e Artes (ECA) em 7º.

O Jornal da USP, uma parceria do Instituto de Estudos Avançados, Faculdade de Medicina e Rádio USP, busca aprofundar temas nacionais e internacionais de maior repercussão e é veiculado de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 9h30, com apresentação de Roxane Ré.

Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular.

Você pode ouvir a entrevista completa no player acima.