Osteoporose deve ser prevenida desde a infância

Dia 20 de outubro é comemorado o Dia Mundial de Combate à Osteoporose

 19/10/2017 - Publicado há 7 anos     Atualizado: 14/12/2017 as 8:14
Por

 

Logo da Rádio USP

Nesta sexta-feira, 20 de outubro, é o Dia Mundial de Combate à Osteoporose. A doença, pediátrica com repercussão geriátrica, se caracteriza pela diminuição de massa óssea e com o desenvolvimento de ossos ocos, finos e de extrema sensibilidade aumenta o risco de fraturas.

A prevenção deve ser preocupação desde a infância com dieta rica em cálcio e atividade física. “No adulto, não fumar, beber sem exageros e ter hábitos de vida saudáveis com atividade física”, diz a médica Soraya Lopes Sader Milani, do Departamento de Puericultura e Pediatria da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP.

De acordo com ela, a doença atinge quase 10 milhões de pessoas. Por isso, o dia serve como alerta à população. Ela acredita que exista muitos casos que não são notificados.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.