USP cria curso de Engenharia de Materiais e Manufatura

 06/11/2008 - Publicado há 15 anos
Por

A Universidade de São Paulo (USP) oferecerá o novo curso de Engenharia de Materiais e Manufatura, que será ministrado na Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), em período integral, com 50 vagas e duração de cinco anos. A previsão é de que o curso seja oferecido a partir de 2010. A criação do curso foi aprovada no dia 4 de novembro, em sessão do Conselho Universitário.

O objetivo principal do curso oferecido pela USP será o de formar engenheiros de materiais, que disponham de conhecimento integrado do ciclo de fabricação do produto que envolva desde a idealização e projeto do produto, seleção e projeto de materiais, até a escolha de processos de fabricação mais adequados, considerando fatores ecológicos e de sustentabilidade. 

O profissional estará habilitado a desenvolver e ou alterar as propriedades dos materiais visando a atender, para um determinado produto, as diferentes restrições e oportunidades no projeto e na manufatura, estando, também, capacitado a estabelecer a importância de um determinado processo de fabricação no ciclo de desenvolvimento do produto, otimizando, assim, a relação custo/benefício. 

De caráter multidisciplinar, a grade curricular do curso envolve também disciplinas ministradas nos Institutos de Física, de Química e de Ciências Matemáticas e de Computação, Unidades de Ensino e Pesquisa que compõem o campus da USP

em São Carlos.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.