Censo agropecuário do IBGE prevê visitas a 5 milhões de estabelecimentos

José Eli da Veiga aborda como o censo é retratado pela mídia e as falhas nas distinções entre urbano e rural

 05/10/2017 - Publicado há 7 anos

Logo da Rádio USP

Com início nesta semana, o censo do IBGE irá percorrer diversos estabelecimentos agropecuários até fevereiro de 2018. O colunista José Eli da Veiga aponta a importância dessa ação para especialistas e trabalhadores da área.

O professor também comenta os erros cometidos pela imprensa, ao retratar o censo como sendo responsável pela captação de dados do universo rural. Quanto a isso, afirma que a própria legislação brasileira não é efetiva para a definição de rural e urbano. Segundo Veiga, com os critérios utilizados, partes rurais do Brasil são apresentadas como urbanas.

Em paralelo a isso, o colunista convida os ouvintes para a Virada Sustentável, que ocorre entre os dias 6 e 8 de outubro, em São Sebastião, litoral norte de São Paulo.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.