Docente da Odontologia de Bauru é nomeado editor de revista internacional

Indicação representa reconhecimento da FOB e também da excelência da pesquisa odontológica brasileira

10/06/2016 - Publicado há 8 anos

O professor Gustavo Pompermaier Garlet, atual chefe do Departamento de Ciências Biológicas da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da USP, foi nomeado editor associado da revista científica Journal of Dental Research (JDR). Este é o periódico de maior prestígio da odontologia mundial, figurando em primeiro lugar no ranking do Journal of Citation Research, base de dados que avalia indicadores indexados na Web of Science.

O professor Garlet também se tornou o primeiro representante de uma universidade latino-americana a integrar o grupo. Até então, a equipe de editores associados da revista era formada por pesquisadores de instituições da América do Norte e Austrália.

Depois de atuar nos últimos anos como coeditor-chefe e editor-chefe da revista científica da FOB, Journal of Applied Oral Sciences (JAOS), e como revisor e membro do Editorial Board da JDR, atendendo a um convite do professor William V. Giannobile, editor-chefe, Garlet torna-se oficialmente editor associado. A Journal of Dental Research é editada pela International e American Association for Dental Research (IADR e AADR).

Internacionalização

“Considerando que os demais editores são docentes de instituições de ensino e pesquisa com destaque internacional (Oregon University, University of Pennsylvania, University of North Carolina, University of Michigan, University of British Columbia e University of Dundee School of Dentistry), minha presença no corpo editorial da JDR também significa a presença da FOB nessa seleta lista de instituições que, diretamente ou indiretamente, fornecem o suporte para a plena atuação de seus docentes e pesquisadores”, ressalta Garlet.

O professor da USP destaca também que a evolução do processo de internacionalização da sua faculdade se mostra contínua e que sua atuação na revista JAOS teve um papel importante no convite para atuar junto à JDR. “Como a JAOS é editada pela FOB-USP, essa também é uma forma de reconhecimento da excelência da atuação da nossa revista e do respeito das instituições internacionais.”

Os editores associados da JDR têm como função analisar criticamente os manuscritos enviados à publicação no periódico, inicialmente para determinar se o trabalho se enquadra no escopo da revista, se apresenta solidez científica e originalidade que confiram uma alta prioridade para o manuscrito. Passada essa fase inicial, cabe aos editores associados selecionar revisores para os manuscritos, analisar os comentários dos revisores e atuar diretamente na decisão quanto à publicação ou não do manuscrito, bem como recomendar possíveis modificações necessárias para o aprimoramento do trabalho.

O novo editor-associado da JDR lembra que, da mesma forma que sua indicação representa um reconhecimento da FOB, também significa um reconhecimento da excelência da pesquisa odontológica brasileira. “De fato, autores de instituições de ensino e pesquisa do Brasil estão no ‘top 5’ dos autores de artigos publicados na JDR nos últimos anos. A seleção de um pesquisador brasileiro, atuando em uma universidade brasileira, para ocupar uma posição de destaque na JDR, como o primeiro representante de uma instituição latino-americana a integrar tal grupo, é grande indicativo de reconhecimento da qualidade da pesquisa realizada no Brasil em nossa área, e com certeza reforça a inserção internacional dos pesquisadores brasileiros”, conclui Garlet.