Quarteto da USP apresenta obra de Olivier Messiaen

“Quarteto Para o Fim do Mundo” será tocado nesta quinta-feira, dia 17, ao meio-dia, na Biblioteca Brasiliana

16/08/2017 - Publicado há 7 anos
Núcleo de Professores do CMU ensaia para apresentações na Biblioteca Brasiliana – Foto: Divulgação

Uma das mais importantes peças de câmara do século 20 ressoará na Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin da USP nesta quinta-feira, dia 17 de agosto, ao meio-dia. Trata-se do Quarteto Para o Fim dos Tempos (Quatuor Pour la Fin du Temps), do compositor francês Olivier Messiaen. A peça foi composta entre 1940 e 1941, enquanto o artista estava preso no campo de concentração de Silésia, na Polônia. Messiaen dedicou a obra àqueles que dividiam com ele a penúria do Holocausto. Hoje, é a peça mais conhecida do compositor.

O quarteto QuartaD – Foto: Karin Fernandes

Por sua relevância, o Núcleo de Performance dos Professores do Departamento de Música (CMU) da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP convidou o QuartaD para apresentar a obra.

O QuartaD é formado pelos músicos Luiz Amato (violino), Raiff Dantas Barreto (violoncelo), Paulo Braga (piano) e Luiz Afonso Montanha, chefe do CMU (clarinete e clarone).

O quarteto possui a mesma formação da obra de Messiaen. Por isso mesmo, os integrantes costumam apresentar a peça há alguns anos, tendo passado por diversas cidades do Brasil.

A apresentação do Quarteto Para o Fim dos Tempos (Quatuor Pour la Fin du Temps), de Olivier Messiaen, pelo quarteto QuartaD, será nesta quinta-feira, dia 17, ao meio-dia, na Sala de Música da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin da USP (Rua da Biblioteca, s/n, Cidade Universitária, em São Paulo). Entrada grátis. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail bbm@usp.br e pelo telefone 2648-0310.

Com informações da Assessoria da ECA