Semana da Mobilidade na USP em Piracicaba busca contribuir para redução de impactos ambientais

Atividades no campus Luiz de Queiroz são gratuitas e acontecerão de 22 a 27 de setembro, com o objetivo de incentivar as pessoas a buscar formas alternativas de mobilidade

Publicado: 20/09/2024 às 11:39
Pessoas caminham pelo campus de Piracicaba da USP por uma calçada no meio de árvores; ao fundo o prédio da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz
Caminhada durante a Semana de Mobilidade do campus da USP em Piracicaba – Foto: Denise Guimarães

.
Texto: Caio Albuquerque

De 22 a 27 de setembro, o campus da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP em Piracicaba sedia a XVI Semana da Mobilidade. O objetivo é estimular a reflexão sobre o uso excessivo do automóvel, além de incentivar as pessoas para que experimentem ao longo da semana, formas alternativas de mobilidade e segurança no campus. Além disso, as atividades visam contribuir para a redução de impactos ambientais, para a melhoria da saúde física e mental, além das relações sociais, entre outros benefícios. Durante a semana serão realizadas atividades educativas, tais como oficinas, teatro, atividades físicas e o incentivo ao uso do transporte coletivo do campus.

Entre os destaques da programação está a campanha Venha de Bike, que quer incentivar a comunidade a vir a pé ou de bicicleta para o campus. Os participantes vão concorrer a uma bicicleta e outros prêmios, e devem se registrar na barraca da mobilidade, localizada no bolsão de estacionamento do Edifício Central. Haverá ainda aulas de Yoga, atividade que proporciona bem-estar físico, mental e emocional aos praticantes, para que se tenha um momento de bem-estar na sua rotina semanal, proporcionando diversos benefícios e os incentivando a adotar um estilo de vida mais saudável; e de Move Flow,  que, por meio de movimentos específicos, utilizando bolas, é possível mobilizar todo o sistema facial do corpo, promovendo a liberação de bloqueios físicos e emocionais.

Para os participantes das atividades e para aqueles que participarem a pé ou de bicicleta, será entregue um cartão para carimbar a presença. Recebendo três carimbos, o participante terá direito a uma bisnaga de mel (apoio da Estação Experimental de Itatinga/LCF) e a partir de quatro carimbos concorrerá a uma bicicleta e a brindes.

A organização é da Comissão de Mobilidade Sustentável do Campus Luiz de Queiroz, que vai distribuir na sexta, dia 20 de setembro, a programação da Semana nas portarias e no restaurante universitário para estimular a participação da comunidade.

Domingo (22/09)

8h às 9h30 Passeio Ciclístico. Local: saída do estacionamento do ginásio. Local: acesso pela avenida São João. Apoio: Mondini Bike e grupos de pedal.

Segunda-feira (23/09)

A partir das 7h30 Início da campanha “Venha de Bike”
– Venha a pé ou de bicicleta para o Campus e concorra a uma bicicleta e outros prêmios. Para concorrer basta registrar-se na barraca da mobilidade, localizada no bolsão de estacionamento do Edifício Central. O sorteio de brindes ocorrerá no dia 27/09.

A partir das 7h30 Circulação gratuita do ônibus Azulão F60 (trajeto interno).

11h às 13h Medição de pressão arterial (a confirmar). Local: Centro de convivência ao lado do restaurante universitário.

12h às 13h– Prática de Yoga. Local: Centro de convivência ao lado do restaurante universitário do campus. Ministrante – Bartira Elia. A prática de Yoga proporciona bem-estar físico, mental e emocional aos praticantes, para que se tenha um momento de bem-estar na sua rotina semanal, proporcionando diversos benefícios e os incentivando a adotar um estilo de vida mais saudável.

Terça-feira (24/09)

7h às 7h30 Alongamento pela mobilidade. Local: ginásio de esportes do SCPRAES/PUSP-LQ.

9h às 16h Oficina de pequenos reparos em bicicleta. Local: Bolsão de estacionamento ao lado do Edifício Central do campus.

12h30 às 13h30 – Aula de Move Flow. Local: Centro de convivência ao lado do restaurante universitário do campus. Ministrante: Analicia Foltran Guirão. Por meio de movimentos específicos, utilizando bolas, é possível mobilizar todo o sistema facial do corpo, promovendo a liberação de bloqueios físicos e emocionais. Proporciona um alongamento suave e eficiente, abrindo espaços internos e aliviando dores e tensões; ajuda também na melhora da autoestima, e fortalece a imunidade.

Quarta-feira (25/09)

7h15 às 8h15 – Caminhada contemplativa pela mobilidade ativa. Local: saída em frente ao SCPRAES/PUSP-LQ.

A partir das 7h30 – Circulação gratuita do ônibus Azulão F60 (trajeto interno).

7h30 Teatro da Mobilidade Sustentável com as Crianças do CCIn (com acompanhamento dos pais). Local: Centro de convivência ao lado do restaurante universitário.

7h30 às 9h30 Medição de IMC (Índice de Massa Corporal) pela equipe do SCPRAES. Local: SCPRAES/PUSP-LQ.

Quinta-feira (26/09)

7h às 7h30 – Alongamento pela mobilidade. Local: Ginásio de esportes do SCPRAES/PUSP-LQ.

9h00 às 16h00 Oficina de pequenos reparos em bicicleta. Local: Bolsão de estacionamento ao lado do Edifício Central do campus.

12h30 às 13h30 – Prática de Yoga e Meditação. Ministrante: Prof. Flávio Gandara. Local: Centro de Convivência ao lado do restaurante universitário.

Sexta-feira (27/09)

7h30 às 9h30 – Medição de IMC (Índice de Massa Corporal) pela equipe do SCPRAES. Local: SCPRAES/PUSP-LQ.

8h Alongamento e atividade de Plogging no campus (caminhada com coleta de resíduos). Apoio: Pira no Plogging. Local: saída em frente ao Edifício Central do campus.

11h às 14h30 Circulação gratuita do ônibus Azulão F60 (trajeto vai até a rotatória da Independência e volta ao campus).

13h às 13h30 – Encerramento com o Sorteio de Brindes para participantes da Semana da Mobilidade – Local: Bolsão de estacionamento do Edifício Central.

.

*Da Assessoria de Comunicação da Esalq-USP