Reformas e quebra-quebra ajudam aluna da USP a ensinar matemática pelo YouTube

Série de vídeos do projeto Obra Prima está disponível na plataforma e traz Julia Jaccoud, a Matemaníaca, resolvendo desafios matemáticos envolvidos nas construções

Publicado: 19/06/2024
Vídeos exploram conceitos matemáticos a partir de construções e reformas – Foto: Divulgação/YouTube A Matemaníaca

.
Em meio a um quebra-quebra de apartamento ou na construção de uma casa é possível aprender matemática de uma maneira fácil e interessante. Essa é a premissa do projeto Obra Prima, uma série de vídeos produzidos por Julia Jaccoud, graduada pelo Instituto de Matemática e Estatística (IME) da USP e que atualmente cursa o mestrado no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos. A playlist que retrata a jornada matemática no meio de uma obra está disponível no YouTube neste link.

Julia é conhecida na internet como A Matemaníaca, personagem que ela criou para fazer a divulgação da matemática, “desmistificar essa área que assombra muitos e viabilizar que as pessoas permitam-se apaixonar por essa arte do pensar”, conforme ela descreve em seu Canal do YouTube. São mais de 100 mil inscritos no canal e vídeos que muitas vezes ultrapassam as 130 mil visualizações.

Julia Jaccoud tem mais de 100 mil inscritos em seu canal no YouTube – Foto: Instagram/Matemaníaca

“Vivemos no mesmo mundo em que a esmagadora maioria das pessoas tem pavor de matemática. Existo como divulgadora para contribuir com a ideia de que todos podem se divertir e acessar a matemática de maneira profunda com os incentivos corretos”, destaca Julia. Ela explica que busca mostrar a matemática de maneira não óbvia com um olhar acolhedor e inclusivo. “Nosso time é um espaço que abraça quem quer se arriscar no tema. A Matemaníaca contribui transmitindo ideias e incentivando sonhos.”

Matemática na obra

Lançado em abril de 2024, o projeto Obra Prima consiste em uma playlist de vídeos no YouTube que retrata uma jornada matemática no meio de uma reforma ou construção. Julia, vestida em seu macacão, fica com a câmera e canetas na mão para documentar a reforma em formato de vlog (quando o criador se expressa visualmente e verbalmente, utilizando recursos audiovisuais), unindo cada etapa a um desafio matemático intrigante.

Julia mostra ao público questões como “piso baixo e teto alto”, que são problemas com entradas simples, enunciados fáceis e poucos pré-requisitos, mas que têm soluções que podem ser complexas.

Já estão disponíveis sete vídeos e há novas publicações semanalmente, todos os domingos, às 12 horas. Nos episódios lançados, foram explorados problemas que vão desde a complexidade dos tamanhos de infinitos até questões envolvendo estimativa e probabilidade. Além disso, cada episódio proporciona uma discussão sobre os conceitos fundamentais da matemática.

Clique no player abaixo para conferir o primeiro episódio, que fala sobre o paradoxo do Hotel de Hilbert, experimento matemático sobre conjuntos infinitos apresentado em 1925 pelo matemático alemão David Hilbert. Nele há um hotel com quartos infinitos sempre lotados, com um hóspede em cada quarto. Porém, sempre que chega um novo cliente, o gerente pede que os hóspedes mudem para o quarto ao lado.

Divulgação da matemática

Professora desde 2018, a youtuber participou de centenas de eventos nas cinco regiões do Brasil, fazendo palestras sobre carreira, explorando matemática, diversidade na ciência e discutindo como popularizar esse conhecimento. Ela também entrevistou diversos alunos, professores e pesquisadores em seu canal e recebeu o título de melhor pergunta concedido pelo matemático e medalhista Fields, Akshay Venkatesh. Atualmente está em processo de escrita de seu livro de divulgação matemática.

Para acompanhar a série Obra Prima siga a playlist no Canal A Matemaníaca por Julia Jaccoud neste link.

Confira também o site amatemaniaca.com.br e as redes sociais Instagram e Twitter.