“Nós Matamos o Cão Tinhoso!”: vídeo explica obra de leitura obrigatória para o vestibular da Fuvest

Rita Chaves, professora da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, apresenta uma síntese dos contos do livro e fala da importância do escritor moçambicano Luís Bernardo Honwana

 Publicado: 17/05/2024

Nós Matamos o Cão Tinhoso!, do escritor moçambicano Luís Bernardo Honwana, integra a lista de livros para o vestibular da Fuvest 2025. Para orientar os estudantes, Rita Chaves, professora de Literaturas Africanas de Língua Portuguesa, do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, apresenta, neste vídeo do Canal USP, uma síntese dos contos e da importância de Honwana.

“A leitura desses contos nos traz a realidade de um sistema colonial que se prolongou para muito além do que seria razoável. O livro foi publicado no começo da década de 1960 por um escritor então muito jovem, que logo deixou transparecer uma notável maturidade, inclusive no plano estético”, destaca a professora.

Para ver o vídeo sobre Nós Matamos o Cão Tinhoso! clique no player abaixo:

 

Leia também a reportagem do Jornal da USP no link seguir:

Nós Matamos o Cão Tinhoso! – Uma história sobre a injustiça social

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.