Como implantar a educação Steam nas escolas públicas? USP sedia maior evento nacional sobre o tema

Encontro Nacional de Educação Steam reunirá 200 professores e gestores de todo o País no campus da USP, no bairro do Butantã, nos dias 23 a 27 de setembro

 18/09/2024 - Publicado há 1 mês
Grupo de quatro jovens mexendo numa peça de robótica
Evento na Cidade Universitária, no bairro do Butantã, aborda método Steam na educação – Foto: Freepik

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A USP sediará, de 23 a 27 de setembro, o maior evento de educação que integra Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática do Brasil, o Encontro Nacional de Educação Steam. Com a participação de 200 educadores, professores da educação básica e técnica e gestores das Secretarias estaduais de Educação, de todas as regiões do País, o encontro tem como objetivo disseminar o modelo de ensino Steam nas redes públicas de educação básica e técnica, promovendo uma aprendizagem integrada, investigativa e criativa. O evento será no Centro de Inovação da USP, Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 370, Cidade Universitária, São Paulo. As inscrições já foram encerradas.

A educação Steam é uma abordagem pedagógica que integra as disciplinas de Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática, com o objetivo de promover uma aprendizagem interdisciplinar e prática. Ela busca desenvolver habilidades críticas como resolução de problemas, criatividade e colaboração, preparando os alunos para enfrentar desafios do mundo real. Essa metodologia incentiva a inovação e a aplicação de conhecimentos em projetos que conectam teoria e prática, promovendo uma educação mais envolvente e relevante para os estudantes.

Organizado pelo Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC), com o patrocínio master da Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil, e patrocínio do Instituto 3M e da Fundação Siemens Brasil, o evento contará com uma série de palestras, oficinas práticas e dinâmicas de grupo. Participantes terão a oportunidade de aprender com especialistas renomados, explorar novas metodologias educacionais e desenvolver planos de ação para implementar a aprendizagem Steam em suas regiões.

“Este encontro é uma oportunidade única para professores e gestores de todo o País se apropriarem de ferramentas inovadoras para transformar a educação em nossas escolas. Ao integrar ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática de forma interdisciplinar, estamos preparando nossos estudantes para os desafios do futuro, com uma educação mais ativa, prática e conectada com o mundo real. Além disso, os participantes se tornarão agentes multiplicadores dessa metodologia, formados para disseminar os conhecimentos trabalhados e inspirar mudanças significativas em suas comunidades educacionais”, destaca a professora Roseli de Deus Lopes, coordenadora científica da iniciativa e professora titular da Escola Politécnica da USP.

Transformação da educação pública

A programação do evento, que também conta com o apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), do Conselho Nacional de Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e da Escola Politécnica (Poli) da USP, inclui oito oficinas, nas quais os participantes poderão escolher atividades que vão desde o uso de inteligência artificial na educação até estratégias de incentivo e engajamento. Além disso, cada Estado participante desenvolverá um plano de ação específico para implementar formas inovadoras de educação Steam nas escolas, que será apresentado em um pitch no último dia do evento. Os melhores planos poderão receber até R$ 13 mil em financiamento por meio de um edital pós-evento.

Entre os palestrantes confirmados estão David Delaine, professor na Florida International University, que discutirá Parcerias para uma Educação Steam Significativa; Cristina Sleiman, advogada e sócia da Peck Sleiman Eduteck, que falará sobre Ética e Cidadania Digital: Educador Conectado; Jeremiah M. Tarbutton, especialista em língua inglesa, que apresentará Como Integrar Steam e Desenvolvimento Sustentável: Inspirando a Próxima Geração de Cidadãos Globais; Alexandre Sayad, jornalista e educador, que trará a palestra Quem Tem Medo da Inteligência Artificial? Ética e Oportunidade na Educação; além de Roseli de Deus Lopes, que abordará O Papel Indutor das Feiras e Projetos Científicos na Formação Discente.

O evento também contará com a presença de diversas autoridades, entre elas: Ruth Urry, adida para Assuntos de Educação e Cultura da Embaixada dos EUA; Rae Jean Stokes, adida para Assuntos de Educação e Cultura, Consulado Geral dos EUA – São Paulo; Paulo Gandolfi, presidente da 3M Brasil; e Livia Ribeiro Viana, da Fundação Siemens Brasil.

“Estamos empolgados em ver como a educação Steam pode ser uma ferramenta poderosa para renovar a educação no Brasil. A colaboração entre professores, gestores e especialistas, como a que teremos neste encontro, é essencial para que possamos construir um futuro mais inovador para nossos jovens,” afirma a professora Roseli. “Esta é a maior edição desse evento, que integra o programa Steam TechCamp Brasil, realizado nos últimos cinco anos, e que já beneficiou direta ou indiretamente mais de 43 mil professores e 157 mil alunos de todo o País”, acrescenta.

Para mais informações sobre o evento e a programação completa, acesse https://encontrosteam.febrace.org.br.

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Texto: Assessoria de Comunicação da Febrace


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