USP e Shell Brasil lançam novo Centro de Pesquisa para exploração de petróleo e gás de forma sustentável

O Centro de Inovação em Tecnologia Offshore (OTIC) é fruto de uma parceria entre a Universidade, a Shell Brasil, a Fapesp e o IPT

Publicado: 13/06/2024
Autoridades da Shell, da Fapesp, da Universidade de São Paulo e do Instituto de Pesquisas Tecnológicas na cerimônia de inauguração do OTIC – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

Nessa quarta-feira, 12 de junho, a USP, em parceria com a Shell Brasil, o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) lançou o Centro de Pesquisa em Tecnologia Offshore. O OTIC (da sigla em inglês para Offshore Technology Innovation Centre) terá como objetivo principal a geração de conhecimentos que contribuam para o desenvolvimento de explorações sustentáveis e eficientes de recursos do oceano, como petróleo e gás. O novo Centro conta com investimento de R$ 163 milhões ao longo de cinco anos – em recursos financeiros e não financeiros.

A cerimônia de inauguração ocorreu no Digital Lab, localizado no prédio do Inova USP, no campus da USP em São Paulo.

O OTIC é formado por cinco programas: Novos Processos e Operações, Energia de Baixo Carbono, Novos Materiais e Nanotecnologia, Segurança das Pessoas, do Meio Ambiente e Economia Circular e Transformação Digital. Com mais de 250 pesquisadores envolvidos, o Centro inicia com um portfólio de 24 projetos de pesquisa e desenvolvimento.

Segundo o diretor científico do OTIC e professor da Escola Politécnica (Poli) Kazuo Nishimoto, o Centro se beneficiará do conhecimento gerado em solo nacional para propor soluções aos desafios da indústria de óleo e gás. “Nesse projeto, temos profissionais qualificados para responder às principais questões do offshore, desenvolvendo novas tecnologias e disseminando saberes na sociedade. Assim, será possível desenvolver políticas públicas que facilitem a transição para uma economia de baixo carbono”, disse.

O reitor da USP, Carlos Gilberto Carlotti Junior, destacou sua satisfação com os recentes investimentos estatais e privados em Pesquisa e Desenvolvimento, principalmente ligados à sustentabilidade. “Por meio de investimentos fortes em P&D, poderemos ampliar os horizontes nacionais em relação à pesquisa e à exploração de recursos. A USP tem priorizado cada vez mais questões ligadas ao meio ambiente e ao desenvolvimento sustentável, criando centros e apoiando estudos que busquem minimizar os impactos das recentes mudanças climáticas e da intervenção humana na natureza”, comentou.

No evento de inauguração, o gerente geral de Tecnologia e Inovação da Shell Brasil, Olivier Wambersie, falou sobre os benefícios da parceria com a Universidade para a criação do OTIC. “Nosso maior objetivo é contribuir para uma exploração e uso de recursos de maneira segura e sustentável e, com esse novo Centro de Pesquisa, estaremos dando um passo em direção ao cumprimento desse objetivo”, destacou.

Apresentação sobre o desenvolvimento do Centro de Pesquisa em Tecnologia OffshoreFoto: Cecília Bastos/USP Imagens

Em sua fala, o presidente da Fapesp, Marco Antonio Zago, defendeu a posição do Brasil como grande ator na indústria offshore. “Com o conhecimento gerado aqui, por centros como o OTIC, será possível propor soluções econômica e ambientalmente positivas aos desafios da indústria de óleo e gás”, considerou.

Por fim, a diretora administrativa do IPT, Flávia Mota, abordou as dificuldades relacionadas ao setor energético mundial e a importância de projetos que impulsionem soluções sustentáveis: “Com a inauguração desse novo Centro, poderemos fazer esse movimento de transição energética de maneira certeira, aliando investimentos estatais, privados e excelência acadêmica da Universidade”.

Também estavam presentes à cerimônia a vice-reitora da USP, Maria Arminda do Nascimento Arruda; a coordenadora de Gestão Ambiental da Superintendência de Tecnologia e Meio-Ambiente da Agência Nacional do Petróleo (ANP), Daniela Godoy Correa; e o vice-almirante e diretor do Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo, Celso Mizutani Koga.