Curso gratuito da USP ensina sobre antirracismo e contracolonialidade em São Paulo

Antirracismo e Contracolonialidade na São Paulo Contemporânea é organizado pelo Centro de Preservação Cultural (CPC) da USP e será ministrado pelo jornalista e escritor Abílio Ferreira; programa terá 35 vagas

 Publicado: 13/06/2024
Primeira aula do curso será sobre Joaquim Pinto de Oliveira, também conhecido como Tebas – homem escravizado que se destacou no século 18 como mestre pedreiro. Na imagem, antiga Catedral da Sé em 1862 cuja restauração teve Tebas como um dos responsáveis. Tebas já havia construído a torre da igreja em 1750 – Foto: Militão Augusto de Azevedo/Acervo IMS

 

Até o dia 17 de junho, estão abertas as inscrições para o curso Antirracismo e Contracolonialidade na São Paulo Contemporânea. Organizado pelo Centro de Preservação Cultural (CPC) da USP e ministrado pelo jornalista e escritor Abílio Ferreira, o curso que terá apenas 35 vagas busca jogar luz sobre a relação entre o campo de disputas do patrimônio e da memória e o binômio racismo-colonialidade.

+ Mais

Cátedra da USP e Instituto Dacor levam formação sobre educação antirracista a municípios

Sete anos de inclusão: exposição na USP celebra diversidade cultural

O curso presencial pode ser feito por qualquer pessoa, universitário ou não. As aulas começam no dia 2 de julho e vão até o dia 30, às terças-feiras, das 9 às 13 horas, durante quatro semanas. O projeto acontecerá no Centro de Preservação Cultural (CPC) da USP, conhecido como Casa de Dona Yayá.

Abílio Ferreira, ministrante do curso, é especialista em cidades, planejamento urbano e participação popular. Além de pesquisador da história invisível dos homens negros da cidade de São Paulo. 

O projeto vai situar os participantes sobre a intensificação das agendas indígena e negra nas dinâmicas da sociedade atual, incentivando os alunos a interpretar corretamente o fenômeno.

A primeira aula do curso será sobre Tebas e Luís Gama, a segunda sobre o bairro da Liberdade. Já o terceiro encontro será uma caminhada até a região do Obelisco dos Piques, um monumento localizado na Praça da Memória, na Consolação. O último encontro servirá para apresentação de trabalhos e avaliação dos alunos.

Para participar do curso, é necessário fazer a inscrição no site. Após a seleção, os candidatos serão contatados, via telefone ou e-mail, para confirmação da participação no projeto.

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.