Professor da USP publica guia bem-humorado para a vida acadêmica

Neste sábado, dia 22, em São Paulo, Jean Pierre Chauvin lança “Da Arte de (se) Orientar”

Publicado: 20/06/2024
Capa do livro Da Arte de (se) Orientar [para Pós-modernos e Geração Z]: Observando-se Preceitos da Retórica Antiga, da Etiqueta Moderna e do Utilitarismo Contemporâneo – Fotomontagem do Jornal da USP com imagens de yeven_popov/Freepik e Divulgação/Editora Ponta de Lança
De forma simples e divertida, o professor do Departamento de Jornalismo e Editoração da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP Jean Pierre Chauvin traz em seu novo livro estratégias práticas para desmistificar o ingresso e a permanência na pós-graduação. Da Arte de (se) Orientar [para Pós-modernos e Geração Z]: Observando-se Preceitos da Retórica Antiga, da Etiqueta Moderna e do Utilitarismo Contemporâneo (Editora Ponta de Lança, 2024) será lançado na Livraria Ponta de Lança neste sábado, dia 22, às 17 horas, em evento com a participação do autor.

Jean Pierre Chauvin – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

De fora, a investigação científica pode parecer complexa e inalcançável. Nos séculos 16 a 18, vários tratados europeus foram produzidos, descrevendo a conduta necessária para ingressar nesse universo. O livro de Chauvin referencia e parodia esses tratados, trazendo-os para nossos dias com indicações do que e como pesquisar, assim como dicas para o ingresso e a permanência na universidade, em tom humorístico e linguagem entre a coloquial e a formal. O autor quer que o livro seja útil para pessoas de diferentes áreas do conhecimento, diversas idades, e tanto candidatos quanto orientadores.

Jean Pierre Chauvin é graduado em Letras-Português pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências (FFLCH) da USP, onde também obteve os títulos de mestre e doutor. Leciona Cultura e Literatura Brasileira na ECA e orienta pesquisas no Programa de Pós-Graduação em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa na FFLCH. Chauvin escreve no Jornal da USP sobre prosa e poesia e é autor de diversos livros sobre a literatura luso-brasileira. Em Da Arte de (se) Orientar, primeiro livro da Editora Ponta de Lança, sintetiza seus aprendizados como aluno e professor na pesquisa acadêmica.

O lançamento do livro Da Arte de (se) Orientar [para Pós-modernos e Geração Z]: Observando-se Preceitos da Retórica Antiga, da Etiqueta Moderna e do Utilitarismo Contemporâneo ocorre neste sábado, dia 22, das 17h às 22h, na Livraria Ponta de Lança (Rua Aureliano Coutinho, 26, Vila Buarque, região central de São Paulo). O livro está disponível para pré-venda no site da Editora

Banner do lançamento do livro de Jean Pierre Chauvin – Imagem: @editorapontadelanca/Instagram