USP recebe homenagem da Câmara Municipal de Ribeirão Preto nesta sexta-feira (21/6)

A cerimônia será às 16h, aberta ao público, e comemora os 90 anos da USP

Publicado: 20/06/2024
Entrada principal da USP, Campus Ribeirão Preto – Foto: Anderson Bueno Pereira – Wikimedia Commons – Creative Commons – Atribuição-CompartilhaIgual 3.0

A Universidade de São Paulo será homenageada nesta sexta-feira (21/6), às 16h, pela Câmara Municipal de Ribeirão Preto pelo seus 90 anos. A resolução, aprovada pela Câmara da cidade, de autoria do vereador Marcos Papa, justifica a homenagem pela história e relevância nacional e internacional no desenvolvimento acadêmico, científico, cultural e social do Brasil e cita os rankings internacionais que colocam a USP entre as 100 melhores universidades do mundo.

A USP foi criada em 25 de janeiro de 1934, pelo Decreto 6.283, do interventor federal Armando de Salles Oliveira, constituída à época pelas Faculdades de Medicina, de Direito do Largo São Francisco e de Farmácia. Em 1948 a Assembleia Legislativa do Estado aprovou a Lei 161, estendendo os limites da USP para o interior do Estado, o que resultou na criação da Faculdade de Medicina (FMRP) em 1952.

O documento aprovado pela legislativo municipal destaca a importância da USP para a cidade.  “Em Ribeirão Preto, ao longo dos anos, o campus se consolidou como um centro de referência em diversas áreas do saber, contribuindo de maneira significativa para o avanço da ciência e da tecnologia no interior do Estado de São Paulo. Desde a sua fundação, o campus tem sido palco de importantes descobertas e pesquisas que impactam diretamente a qualidade de vida da população e o desenvolvimento socioeconômico da região.”

A USP em Ribeirão Preto mantém oito unidades de ensino: Faculdade de Medicina; Escola de Enfermagem; Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras; Faculdade de Ciências Farmacêuticas; Faculdade de Odontologia; Faculdade de Economia, Administração e  Contabilidade; Faculdade de Direito; e Escola de Educação Física e Esporte.

USP Ribeirão em números

• 1.387 vagas anuais