FEA-RP promove encontro com dirigentes de escolas públicas

Evento no início de maio teve como objetivo aproximar da Universidade aqueles que estão em contato direto com os futuros vestibulandos

Publicado: 22/05/2024
Encontro reuniu diretores e coordenadores de escolas da cidade de Ribeirão Preto e região – Foto: Eduardo Gula e Kleber Benatti

No início de maio, mais de 60 diretores e coordenadores de escolas públicas participaram do primeiro Encontro com dirigentes de escolas de ensino médio de Ribeirão Preto e região, organizado pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP) da USP, mais um esforço para aproximar da Universidade da comunidade e dos estudantes que são futuros vestibulandos.

Os dirigentes, que estão em contato direto com esses estudantes, receberam informações detalhadas sobre os cursos oferecidos no campus local, com destaque para aqueles da FEA-RP, além das formas de ingresso na USP (vestibular da Fuvest, Enem-USP e Provão Paulista) e número de vagas por modalidade (ampla concorrência, escola pública e candidatos autodeclarados pretos, pardos e indígenas). Também ficaram sabendo sobre os programas de permanência estudantil da USP, como auxílios moradia, alimentação, transporte, e das bolsas de estágio e monitoria, com a assistente social da Prefeitura do Campus (PUSP-RP) Jacqueline Souza Modesto.

Para o diretor da FEA-RP Fábio Augusto Reis Gomes, o encontro facilitou uma aproximação significativa com as escolas de ensino médio, resultando em benefícios mútuos. “Nosso objetivo é alcançar os milhares de alunos do ensino médio, especialmente da nossa região, para que conheçam tudo que a USP oferece, desde os diversos cursos até as oportunidades e políticas de permanência”.

O encontro também foi uma oportunidade de expor o conhecimento científico produzido na Universidade, por meio de entidades estudantis e grupos de pesquisa, promovendo a política de curricularização das atividades de extensão.

O professor Eugenio Bitti, presidente da Comissão de Cultura e Extensão da Unidade destacou a necessidade de melhoria da comunicação entre a Universidade e a comunidade. “Eventos como esse são importantes para o momento que estamos vivendo na Universidade e na nossa unidade. Por incrível que pareça, muitos cursos oferecidos pela Universidade, e as profissões a eles relacionadas, são desconhecidos do grande público”. Para o professor, as discussões ocorridas durantes o evento evidenciaram o desejo dos dirigentes dessas escolas por mais interação de seus alunos com membros da comunidade fearpeana. “Isso abre espaço para atividades extensionistas desempenhadas por nossos docentes e alunos”.

Também participaram do evento o vice-diretor Marcelo S. Pagliarussi e Alexandre Dias, coordenador do Teias – Empreendedorismo e Inovação.

Por: Rodrigo Basso; edição de Rose Talamone