Faculdade de Filosofia se prepara para mais uma edição do Projeto Rondon

Operação Velho Chico será na cidade de Araripina, Pernambuco, entre 6 e 19/7

 Publicado: 22/05/2024
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Estudantes que participaram da Operação João de Barro em julho de 2019 – Foto: Reprodução FFCLRP

Uma equipe formada por professores e alunos da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP estará em Araripina, Pernambuco, entre 6 e 19/7, para realização de atividades pela Operação Velho Chico, parte do Projeto Rondon. 

Neste ano, a operação ocorre em 12 municípios da região intermediária de Petrolina. Em Araripina, a equipe de Ribeirão Preto, liderada pelo professor Sergio Emanuel Galembeck, desenvolverá ações voltadas à cultura, direitos humanos e justiça, educação e saúde, por meio de oficinas com temas para diferentes públicos, como profissionais de educação, de saúde, crianças, adolescentes e idosos. 

Entre 22 e 26 de abril, membros da equipe estiveram no município para manter contato com as autoridades e conhecer os locais onde serão desenvolvidas as atividades durante a operação. 

Projeto Rondon

Criado em 1968 e reativado em 2005, após 26 anos suspenso, o Projeto Rondon beneficia municípios no interior de diversos estados do País, com prioridade para as Regiões Norte e Nordeste. Coordenado atualmente pelos Ministérios da Educação, da Saúde, da Cidadania, do Desenvolvimento Regional, da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, do Meio Ambiente e da Secretaria de Governo da Presidência da República, ele envia professores e alunos universitários de diferentes áreas do conhecimento para propor soluções que ajudem a superar demandas locais.

O projeto é desenvolvido através de operações realizadas nos períodos de férias escolares em diferentes regiões do Brasil. Para participar, instituições de ensino superior (IES), públicas ou privadas, de todo o Brasil enviam propostas de ações para o Ministério da Defesa. As propostas podem contemplar as áreas: Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação e Saúde (Conjunto A), ou Comunicação, Meio Ambiente, Tecnologia e Produção e Trabalho (Conjunto B). Se as propostas forem selecionadas, equipes de dois professores e oito alunos de graduação desenvolvem ações em um município. Em cada município atuam duas equipes de diferentes universidades. 

O Projeto prioriza a formação de multiplicadores de conhecimento entre produtores, agentes públicos, professores e lideranças locais, garantindo que as ações tenham efeitos duradouros, favorecendo a população, a economia, o meio ambiente e a administração local.

Para os rondonistas, a participação no projeto intensifica o sentimento de responsabilidade social e coletiva, desenvolve a cidadania, desperta ou incrementa o sentimento de defesa dos interesses nacionais, proporciona conhecimento da realidade brasileira e contribui para a formação acadêmica e cidadã.

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