Brasileiros participam de principal congresso internacional sobre pesquisa em Terceiro Setor

Entre os congressistas e coordenadores de painel do evento, que acontece na Suécia, está o professor Gustavo Justino de Oliveira, da Faculdade de Direito da USP

17/06/2016 - Publicado há 8 anos

De 28 de junho a 1 de julho de 2016 acontece a 12ª Conferência Internacional da International Society for Third Sector Research (ISTR), a mais importante instituição em pesquisa internacional do Terceiro Setor. O evento ocorrerá na University College Ersta Sköndal, em Estocolmo (Suécia), e o tema desse ano é “The Third Sector in Transition: Accountability, Transparency, and Social Innovation” (“O Terceiro Setor em Transição: Responsabilidade, Transparência e Inovação Social”). O objetivo é discorrer sobre o ambiente cada vez mais turbulento e complexo para organizações do terceiro setor.

Todos os anos, a ISTR reúne pesquisadores do mundo em uma universidade de país diferente para discutir temas envolvendo o terceiro setor. Nesse ano, o advogado e professor de Direito Administrativo da Faculdade de Direito (FD) da USP, Gustavo Justino de Oliveira, coordenará o painel proposto por pesquisadores brasileiros, intitulado: Participation as a Policy: tensions and challenges in the institutionalization of participation in the Developmental State (Participação como uma política: tensões e desafios na institucionalização da participação no Estado Desenvolvimentista).

Além de coordenar o painel, Gustavo Justino de Oliveira apresentará sua pesquisa própria sobre Democratic participation and the process of construction of the Brazilian Developmental State in the 21st century: the search for deliberative development? (Participação democrática e o processo de construção do Estado Desenvolvimentista brasileiro: a busca for desenvolvimento deliberativo).

Também apresentarão pesquisas próprias, a professora Natasha Schmitt Caccia Salinas, da Escola de Economia, Política e Negócios da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), que abordará o tema Citizen Participation in welfare service delivery by the third Sector in Brazil (Participação cidadã na prestação de atividades de interesse social pelo terceiro setor no Brasil).

A professora Gabriela Brelàz, da Escola de Economia, Política e Negócios da Unifesp, abordará o tema Participation as Public Policy: Challenges of the National Policy of Social Participation in Brazil (Participação como política pública: desafios da política nacional de participação social no Brasil). O advogado e pesquisador em Direito Público e em Direito do Terceiro Setor Otavio Augusto Venturini de Sousa, abordará o tema Procedural Mechanisms in the operationalization and institutionalization of democratic participation in public deliberations: a study on the Brazilian experience (Mecanismos procedimentais de operacionalização e institucionalização de participação democrática em deliberações públicas: um estudo sobra a experiência brasileira).

Mais informações: email fernanda@scamposcomunicacao.com.br