Periferias urbanas de São Paulo são tema de curso gratuito

Produções sociais, de conhecimento e mobilização política são o percurso para curso presencial no Centro MariAntonia

Publicado: 21/05/2024

O Centro MariAntonia da USP realiza a partir de 5 de junho o curso gratuito Sujeitas e Sujeitos Periféricos: produção de conhecimento, de cultura e de lutas a partir das periferias urbanas. Ministrado pelo professor, músico e autor Tiaraju Pablo D’Andrea, o curso tem o objetivo de olhar a cidade e a sociedade a partir das periferias urbanas de São Paulo, enfatizando diversos processos sociais que ocorrem nesses territórios, fundamentalmente ao redor da produção cultural, de conhecimento e de mobilização política.

Serão quatro encontros presenciais, sempre às quartas-feiras, das 16h30 às 19 horas. As inscrições on-line para as 150 vagas no sistema Apolo da USP são realizadas pelo link http://e.usp.br/qe3 até 31 de maio.

Os alunos que tiverem pelo menos 75% de frequência receberão certificado de participação.

Sobre o responsável
Professor da Unifesp, Tiaraju Pablo D’Andrea é coordenador do Centro de Estudos Periféricos. Membro do Programa de Pós-Graduação em Mudança Social e Participação Política da Escola de Comunicações e Artes (EACH) da USP, é formado em Ciências Sociais, mestre em Sociologia Urbana (2008) e doutor em Sociologia da Cultura (2013), todos pela USP. No mestrado discutiu processos de remoção de favelas na região sudoeste e no doutorado pesquisou a produção cultural das periferias de São Paulo. É pós-doutor em Filosofia pela USP (2018). Realizou pesquisas etnográficas em periferias francesas, onde buscou entender a tríade ação política, produção cultural e experiência periférica. Realizou atividades acadêmicas e musicais nas universidades Katyavala Bwila e Escola Superior Pedagógica do Bengo, em Angola. Estudou na França na École des Hautes Études em Sciences Sociales (EHESS) e na Université Paris VIII. Possui passagens profissionais pelo Centro de Estudos da Metrópole (CEM) e pelo Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap). Entre 2006 e 2009 atuou na Usina (Centro de Trabalhos para o Ambiente Habitado), em contato com arquitetos e urbanistas com experiências de práticas autônomas junto aos movimentos populares. Foi técnico social no Mutirão Paulo Freire, em Cidade Tiradentes, e atuou nas favelas do Jardim Panorama e do Real Parque. Em paralelo a essas atividades, organizou batucadas populares junto a diversos movimentos sociais. Auxiliou na construção do Movimento Cultural das Periferias (MCP). É também músico, com dois CDs gravados: Capacetes Coloridos (2007) e Latinoamerisamba (2015). Autor dos livros 40 ideias de periferia (2020) e A formação das sujeitas e dos sujeitos periféricos: cultura e política na periferia de São Paulo (2022) e organizador do livro Reflexões Periféricas: propostas em movimento para a reinvenção das quebradas (2021), todos pela Editora Dandara.

A formação das periferias no contexto urbano

Produção de lutas nas periferias

Produção cultural das periferias

Produção de conhecimento a partir das periferias