Banda Fone Sur se apresenta na Casa de Dona Yayá

Canções latino-americanas estão na programação gratuita deste Domingo na Yayá, às 11 horas

16/05/2024 - Publicado há 1 mês

Neste domingo (dia 19) na Casa de Dona Yayá tem programação musical gratuita com a banda Fone Sur. O repertório faz um apanhado de canções latino-americanas de estilos e ritmos variados, com músicas de autores como Victor Jara, Violeta Parra, Tata Barahona e Bersuit Vergarabat, além de composições próprias.

A apresentação faz parte do programa Domingo na Yayá, que o Centro de Preservação Cultural da USP (CPC) realiza já há 20 anos, com atividades gratuitas para o público em geral. A Casa de Dona Yayá, sede do CPC-USP,  é parte do patrimônio arquitetônico da Universidade e lugar memória lugar de questões de gênero e saúde mental por ter servido, ao longo de quarenta anos, como sanatório particular para Sebastiana de Mello Freire, a Dona Yayá.

É também um dos poucos casarões que restaram de uma época em que o Bixiga, onde se localiza, era uma região de chácaras, constituindo  um documento do processo de urbanização da cidade de São Paulo. A programação do Domingo na Yayá, partindo sempre da temática da preservação do patrimônio, da memória social e da fruição do patrimônio cultural universitário, é uma das atividades de extensão e cultura que o CPC oferece gratuitamente à sociedade.

Sobre a banda

Os músicos Francisco Iuvara, nascido no Chile e radicado em São Paulo há três anos, Fernando Godoy e José Felicíssimo são integrantes do Coralusp Dona Yayá. Juntamente com Natan Tricarico formaram a banda Fone Sur em 2022, criando arranjos com uma linguagem moderna para canções atuais e tradicionais de compositores da América do Sul.

A proposta é aproximar o público jovem da cultura latino-americana, muito presente na capital paulista, onde se os imigrantes vêm se estabelecendo sobretudo nos últimos 50 anos em busca de oportunidade de trabalho, principalmente nos bairros centrais de São Paulo. A banda destaca também a importância da temática referente a questões sociais que permeia esse repertório.

Domingo na Yayá

Quando | 19 de maio (domingo) das 11 às 12h00

Quem | Banda Fone Sur

Endereço | Rua Major Diogo, 353, Bela Vista, São Paulo-SP

Quanto | entrada gratuita

A Casa de Dona Yayá fica aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 10 às 18 horas; quartas-feiras, das 10 às 20 horas e aos domingos das 10 às 13 horas.