“A tecnologia mais poderosa que a humanidade criou”

Seminário no Instituto de Estudos Avançados debateu as qualidades e os aspectos preocupantes da inteligência artificial

Publicado: 24/06/2024
“A certeza que se pode ter neste momento, diante de impactos diferenciados que a IA provoca na sociedade, é que nossas vidas serão muito diferentes”, escreve Glauco Arbix na apresentação ao dossiê – Foto de fundo gerada por inteligência artificial: vecstock/Freepik​

“A inteligência artificial é a tecnologia mais poderosa que a humanidade criou, para o bem e para o mal.” Assim o professor Glauco Arbix, titular do Departamento de Sociologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas e membro do Instituto de Estudos Avançados (IEA), ambos da USP, abriu o seminário IA e a Ciência, realizado no Instituto de Estudos Avançados da USP, na sexta-feira, 21 de junho. Segundo Arbix, a tecnologia terá impactos nas áreas econômica, militar, cultural, tecnológica e outras e sua utilização avança rapidamente em países como os Estados Unidos e China, bem como França e Japão, entre outros. No Brasil, sua utilização também avança, mas segundo os debatedores do seminário, não na mesma velocidade em que os países mais desenvolvidos.

O debate refletiu a discussão apresentada na última edição, nº 141, da Revista USP, no dossiê “Inteligência Artificial na Pesquisa Científica”, em circulação neste segundo trimestre de 2024, que reuniu dezenas de professores universitários analisando os impactos da nova tecnologia em diversas atividades econômicas.

Confira a gravação do seminário, que teve a seguinte programação:

Boas Vindas: Roseli de Deus Lopes, diretora do IEA e professora da Escola Politécnica da USP

Abertura: Eugênio Bucci, superintendente de Comunicação Social e professor da Escola de Comunicações e Artes da USP

Apresentação da publicação e condução dos debates: Glauco Arbix, professor da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas e membro do Instituto de Estudos Avançados, ambos da USP

Debatedores:

André Ponce de Leon – Professor e diretor do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP

Anna Helena Reali Costa – Professora da Escola Politécnica da USP

Fabio Cozman – Professor da Escola Politécnica da USP

O evento foi resultado de uma parceria entre a Superintendência de Comunicação Social, o Instituto de Estudos Avançados e o Understanding Artificial Intelligence, todos da USP.