A arte e o engenho de Leonardo

Em homenagem aos 500 anos de Leonardo da Vinci, professora da ECA escreveu alentado artigo sobre o artista na “Revista USP”

 18/10/2019 - Publicado há 5 anos
Leonardo da Vinci (1452-1519) e seu Homem Vitruviano – Divulgação Revista USP

Se há um personagem que sintetiza tudo o que o Renascimento pensou em termos de humanismo, ele é Leonardo da Vinci (1452-1519). Cientista, inventor, artista, curioso sobre o mundo e as formas do mundo: Leonardo foi o paroxismo da teoria humanista, que via o homem como o centro de tudo e recorria às ideias greco-romanas para fundamentar a filosofia e a arte como extremos de conhecimento. Seu Homem Vitruviano talvez seja a síntese de suas ideias, mas não só. Porque Leonardo vai muito além, como um helicóptero improvável varrendo os céus de Florença, pairando sobre a cabeça dos Medici.

Nos 500 anos de Leonardo, a Revista USP publicou um alentado ensaio da professora Elza Ajzenberg em sua seção Arte. Confira no link o que a pesquisadora escreveu sobre este mestre do humanismo.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.