Especialistas debatem a economia do Brasil nos últimos 200 anos

No dia 26, às 9 horas, no Youtube, encontro vai reunir autores de dossiê sobre o tema publicado na “Revista USP”

 20/04/2022 - Publicado há 2 anos
Nove artigos sobre a economia do Brasil desde a Independência compõem o dossiê Bicentenário da Independência: Economia, da Revista USP – Arte: Fotomontagem Jornal da USP

Para refletir sobre os últimos 200 anos do Brasil, a Revista USP – editada pela Superintendência de Comunicação Social (SCS) — vai publicar quatro números especiais dedicados ao bicentenário da Independência do Brasil. O primeiro, que traz um dossiê sobre economia e foi lançado em março passado, será tema de um Bate-Papo entre os autores do dossiê no dia 26 de abril, terça-feira, às 9 horas, no canal da USP no Youtube, com mediação do jornalista Luiz Roberto Serrano, da SCS. A revista está disponível na íntegra, gratuitamente, neste link.

O dossiê Bicentenário da Independência: Economia – presente na nova edição da Revista USP, de número 132, é coordenado pelo professor Hélio Nogueira da Cruz, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP. Como ele afirma na apresentação da revista, que assina com os professores Flávio Azevedo Marques Saes e Guilherme Grandi, mesmo dois séculos depois o Brasil ainda mantém “certos laços históricos profundos que ainda hoje nos aproximam do período da Independência, tais como a péssima distribuição de renda, o racismo, o patriarcalismo, o patrimonialismo e a baixa prioridade à educação e à saúde pública”.

“Os 200 anos da Independência nos abrem a oportunidade de refletirmos não somente sobre o que foi feito no Brasil desde a fixação dos europeus em nosso território, mas também a respeito das variadas realizações no decorrer desses mais de 500 anos de existência e formação cultural”, destacam Cruz, Saes e Grandi na apresentação. “Entendemos também que os artigos que compõem o presente dossiê são úteis para pensarmos acerca dos amplos desafios que temos enfrentado para a construção de um país mais próspero e menos desigual.”
Além da apresentação, o dossiê traz nove artigos de diferentes autores, que abordam temas como a atividade agrícola no Brasil até meados do século 19, a escravidão brasileira na época da Independência, o comércio interno e as manufaturas e a manutenção de privilégios e a permanência da desigualdade durante o Império. “A persistente reflexão sobre nossa história e a construção de cenários futuros são um exercício que deve ser feito constantemente para a construção de uma visão abrangente que nos oriente”, continuam os autores da apresentação. “Neste momento, a riqueza das possibilidades dos avanços científicos, tecnológicos e sociais é imensa e o enfrentamento das dificuldades em torno da salvaguarda do meio ambiente
e do combate às pandemias não pode ser adiado. Devemos em conjunto, e de forma coordenada, participar ativamente para a construção de um futuro civilizatório mais alvissareiro, ainda mais agora, após esses 200 anos de um longo percurso emancipatório.”
+ Mais

“Em 200 anos, fizemos um trabalho muito insatisfatório”

Nas próximas edições, a Revista USP vai publicar dossiês sobre cultura e sociedade (coordenado pela professora Maria Arminda do Nascimento Arruda, vice-reitora da USP e docente da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP), política (coordenado pelo professor José Álvaro Moisés, docente da FFLCH e colunista da Rádio USP) e ciência e tecnologia (coordenado pelo professor Glauco Arbix, docente da FFLCH e coordenador do Observatório de Inovação do Instituto de Estudos Avançados da USP), completando a tetralogia sobre o bicentenário da Independência do Brasil.

O Bate-Papo com os autores do dossiê Bicentenário da Independência: Economia, publicado na Revista USP, número 132, com mediação do jornalista Luiz Roberto Serrano, será realizado no dia 26 de abril, terça-feira, às 9 horas, com transmissão ao vivo pelo canal da USP no Youtube. Grátis. Não é necessário fazer inscrição.

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.