Revista Brasileira de Educação Física e Esporte lança edição especial sobre direitos humanos

Artigos abordam temas que vão desde a educação física inclusiva até questões de gênero e étnico-raciais

07/10/2020 - Publicado há 4 anos     Atualizado: 13/06/2024 as 15:19
Os temas abordados vão desde educação física inclusiva e o esporte escolar até questões de gênero e étnico-raciais – Homens alongam-se para correr – Foto: Marcos Santos

Os direitos humanos sob a perspectiva da educação física e do esporte é o tema que guia a nova edição da Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (RBEFE). Organizada pelo Núcleo de Direitos Humanos (NDH) da Escola de Educação Física e Esportes (EEFE) da USP, a publicação conta com 11 artigos assinados por pesquisadores de instituições nacionais e internacionais. A história e o desenvolvimento das discussões na área; a educação física inclusiva; o esporte escolar e questões de gênero e étnico-raciais são alguns dos assuntos abordados.

+ Mais

Políticas públicas de direitos humanos devem levar em conta realidade brasileira

“A relação entre Educação Física e Direitos Humanos diz respeito às necessidades básicas do indivíduo, já que o movimento é obrigatório para o desempenho de atividades essenciais como se alimentar, se higienizar, participar de atividades de lazer e de família”, afirma o Prof. Dr. Sérgio Silveira, presidente do NDH.

A edição integra as iniciativas da gestão atual do Núcleo de Direitos Humanos, concentrada em promover o desenvolvimento e a disseminação de ações educativas tanto na EEFE quanto na comunidade externa. O objetivo da educação em direitos humanos é estimular a transformação social tendo em vista os conceitos de “dignidade humana; igualdade de direitos; reconhecimento e valorização das diferenças e das diversidades; laicidade do Estado; democracia na educação; transversalidade, vivência e globalidade, e sustentabilidade socioambiental”, esclarece o Núcleo em artigo veiculado na Revista.

O NDH da EEFE foi criado em 2016 e, atualmente, é composto pelo Prof. Dr. Sergio Roberto Silveira (presidente), Profa. Dra. Andrea Michele Freudenheim (vice-presidente), Paula Bassi (representante dos servidores), Júlia Ávila de Oliveira (representante discente de pós-graduação) e Thomas Marcelino Costa (representante discente de graduação).

Essa edição especial conta com trabalhos produzidos por pesquisadores das três universidades públicas estaduais de São Paulo (USP, Unesp e Unicamp); de universidades públicas federais (UFPB, UFBA, UFJF); da rede pública municipal de São Paulo; e de universidades internacionais (San Francisco State University, Universidad de la República de Uruguay, Columbia University Teachers College, The University of New Hampshire e The State University of New York at Brockport).

A revista pode ser acessada gratuitamente através do link.

Com informações da Assessoria de Comunicação da EEFE