“Pandemia é o momento de enfrentar as desigualdades”

Ao escancarar injustiças sociais no Brasil, crise do novo coronavírus também cria oportunidade para se construir um futuro melhor, dizem professoras no último USP Talks

 08/10/2020 - Publicado há 3 anos
Por

O Brasil vai sair desta pandemia ainda mais pobre e mais desigual do que já era. Mas este, talvez, seja o momento ideal para iniciar um grande movimento de “vigilância cidadã”, para desmontar esse cenário histórico de desigualdade, de preconceitos, e iniciar a construção de um país mais justo, mais tolerante e verdadeiramente democrático. 

Essa foi uma das mensagens principais da última edição do USP Talks, dia 6 de outubro, que recebeu as professoras Eunice Prudente, da Faculdade de Direito (FD), e Lilia Schwarcz, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), para falar sobre populações vulneráveis e as desigualdades sociais no Brasil.

“A pandemia talvez seja o momento de enfrentarmos essa desigualdade social. Quem sabe agora”, afirmou Eunice, que é a primeira docente negra da Faculdade de Direito e tem um longo histórico de combate ao racismo e defesa dos direitos humanos no Brasil — temas que ela aborda frequentemente, também, em suas colunas semanais na Rádio USP.

“O Brasil é um país profundamente desigual”, destacou Lilia, que é antropóloga e historiadora, com vários livros e artigos publicados sobre as raízes do autoritarismo, das desigualdades sociais, do racismo e outras formas de discriminação na sociedade brasileira. Segundo ela, a injustiça começa ao tratar negros, pardos e mulheres como “minorias” no Brasil, visto que esses grupos, na verdade, são maioria na população brasileira. São “maiorias minorizadas”, definiu ela.

O USP Talks é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Pesquisa da USP, que busca apoiar a divulgação da ciência e reforçar o relacionamento da Universidade com a sociedade. Os eventos anteriores podem ser vistos no canal USP Talks e no Canal USP do YouTube.

Veja a íntegra do evento abaixo.

https://youtu.be/lRfwrjZfDrk


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.