Pesquisa busca voluntários para investigar efeitos do exercício físico domiciliar na covid longa

Podem participar da pesquisa da Faculdade de Medicina da USP homens e mulheres com 40 anos ou mais diagnosticados com covid-19 há mais de três meses

19/09/2023 - Publicado há 10 meses
Estudo quer avaliar efeito do exercício físico na covid longa – Foto: Marcos Santos / USP Imagens

Pesquisadores do Centro de Medicina do Estilo de Vida da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) estão buscando esclarecer a eficácia terapêutica do exercício físico para pacientes que sofrem com sequelas da covid, condição de saúde chamada de covid longa. O objetivo da pesquisa é investigar os efeitos de um programa de exercícios físico domiciliar, administrado remotamente e supervisionado pela equipe de pesquisa, sobre o quadro de saúde dos pacientes com essa condição de saúde.

Todos os voluntários são acompanhados remotamente pela equipe de pesquisa Fisiologia Aplicada e Nutrição da FMUSP durante quatro meses, realizando uma bateria de exames no início e ao final do estudo e podem ser designados ou para o grupo que realiza os exercícios físicos personalizados ou para o grupo sem exercício que inclui acompanhamento dos sintomas. Os exames de saúde são realizados em três visitas ao Hospital das Clínicas da FMUSP, na capital paulista, duas visitas no início do estudo e uma ao final, e incluem avaliações da função pulmonar, cardíaca, respiratória, muscular e cognitiva.

Podem participar da pesquisa homens e mulheres com 40 anos ou mais, diagnosticados com covid-19 há mais de três meses, com acesso à internet em casa e que ainda sofram com sequelas da doença (incluindo fadiga, dificuldade para respirar, fraqueza ou dor muscular). A participação neste estudo é voluntária e totalmente gratuita.

Para participar do estudo, os interessados devem preencher um formulário de cadastro neste link e aguardar o retorno da equipe de pesquisa.

Em caso de dúvidas, o aluno de doutorado e pesquisador responsável pelo estudo, Jhonnatan Santos, pode ser contatado através do e-mail covid100sequelas@gmail.com, pelo WhatsApp (11) 94489-8985 ou pelo Instagram @covid100sequelas. Este projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisas (nº 5.052.767).