Fotomontagem de Guilherme Castro com imagens de Freepik e Dimensions.ai

Procurando artigos? USP disponibiliza nova ferramenta de pesquisa científica

Novo buscador reúne informações fornecidas por mais de 100 organizações e fundos voltados à ciência; comunidade pode encontrar dados do financiamento ao impacto da publicação

 20/07/2022 - Publicado há 2 anos     Atualizado: 22/07/2022 às 14:00

Autor: Leonardo Câmara

Arte: Guilherme Castro

A USP assinou o metabuscador de produção científica Dimensions Analytics, da empresa britânica Digital Science, desde o final do ano passado. Qualquer pessoa que tenha acesso a computadores da universidade ou tenha acesso à Rede Privada Virtual (VPN em inglês) da USP pode utilizar a plataforma como um novo meio de otimizar a procura de publicações científicas. 

De acordo com o guia disponibilizado pela empresa, obter material científico não é uma tarefa fácil porque cada fonte de informação apresenta sistemas de armazenamento e visualização diferentes. O objetivo do Dimensions é lidar com essas discrepâncias e tentar obter os dados da maneira mais ampla. Com a ferramenta, é possível aprofundar pesquisas, facilitar análises para organizações ou fundos voltados à ciência e gerar descobertas sobre tendências ou inovações.

A Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais (ABCD) da USP incentiva o uso do buscador e auxilia quem deseja aprender a utilizar essa tecnologia. O órgão realizou o webinar Rankings e impacto de pesquisa com Dimension Analytics, gravado em espanhol, que apresenta informações sobre o funcionamento da base de dados. 

Elisabeth Dudziak, chefe da divisão de gestão de desenvolvimento e inovação, ressalta outras funcionalidades do buscador. “É uma ferramenta de pesquisa que também torna possível a visualização instantânea de quem está compartilhando, salvando e discutindo um artigo, livro ou trabalho nas redes sociais, assim que é publicado. Isso é possível pois o Dimensions se integra com ferramentas altmétricas e seus indicadores.”

O buscador incorpora abordagens específicas de dados, aprendizado de máquinas e inteligência artificial em um aperfeiçoamento progressivo em suas funções, segundo a companhia. Assim como outras bases de dados — Google Scholar, PubMed, Scopus ou Web Science — existe um campo principal, usualmente destinado a encontrar a publicação de interesse. No entanto, é possível investigar outros objetos de pesquisa mais específicos, como conjunto de dados coletados (datasets), financiamentos, patentes, ensaios clínicos e documentos de políticas públicas.

Elizabeth Dudziak - Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

Como a ferramenta funciona

A verificação dos termos de busca pode ser feita por índice de texto geral, ou seja, o termo é checado ao longo de toda a publicação e não só no título ou em resumos. Também é possível realizar uma busca mais avançada por partes específicas, por documentos semelhantes ou por Identificador de Objeto Digital (DOI em inglês) — conjunto de letras e números que fornece identidade única a uma pesquisa no seu formato eletrônico.

Na lateral esquerda da página principal da aplicação, são disponibilizados alguns filtros: organizações de pesquisa ou de investimento científico;  ano de publicação; autores; fundos; países de origem do financiamento; localizações das organizações; categorias de pesquisa; tipos de publicação (artigo, revisão, capítulo, entre outros); locais de publicação; editoras; lista de periódicos; e documentos de acesso aberto. 

Infográfico da seção de visão analítica. Pesquisa pela quantidade de publicações da USP por ano para alguns dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). No eixo Y, há o número de publicações; no X, o período – Imagem: Reprodução / Plataforma Dimensions Analytics

Já na lateral direita, é possível realizar uma visão analítica para o objeto de estudo. Cada tópico anterior contém infográficos de dados agregados (número de publicações em si e suas métricas); distribuição ao longo do tempo; gráfico de barras; mapa de calor (intersecções entre um tópico e outro); e mapa geográfico.

Métricas usadas para avaliar impactos de uma publicação. À esquerda, artigo relacionado à USP sobre a doença de Chagas no periódico The Lancet. À direita, índices de citação da publicação e sua pontuação no Altmetric – Imagem: Reprodução / Plataforma Dimensions Analytics

Para que medir?

As métricas são formas comuns de se medir o impacto da pesquisa pela comunidade científica. Para isso, o Dimensions Analytics adota o número de citações do artigo, citações recentes (nos dois últimos anos da publicação), a taxa de citação de campo (FCR em inglês) e a taxa relativa de citação (RCR em inglês). Esses dois últimos medem o desempenho de uma pesquisa em comparação a outras da mesma área de estudo. O último compara apenas pelo campo de pesquisa em comum, desde que também já tenham completado dois anos. O primeiro compara diferentes artigos com o mesmo tempo de publicação, desde que já tenham dois anos de circulação e tenham sido publicados até o ano 2000.

Adicionalmente, a ferramenta oferece a Pontuação de Atenção Altmetric, uma contagem ponderada de toda a atenção on-line dada àquela pesquisa. Esse registro envolve redes sociais, blogs, veículos de comunicação, páginas específicas na internet, entre outras possibilidades. O Altmetric e as outras medidas são indicadas detalhadamente na página da publicação.

Nesse mesmo local, a plataforma também apresenta: o histórico da pesquisa; diferentes classificações para sua área (ciências médicas e da saúde, por exemplo); fontes externas de acesso à publicação; referências utilizadas; e citações geradas em outros estudos. O Dimensions informa sobre a possibilidade de acessar diretamente o arquivo, compartilhá-lo ou exportar a citação.

Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais

O ABCD é a instituição responsável por coordenar a gestão da informação, as bibliotecas e a produção intelectual da USP. A agência promove atividades para facilitar o acesso à informação e o seu uso, incluindo medidas educativas e apoio à utilização de diversos bancos de dados disponíveis. O órgão também mantém as ações do Sistema Integrado de Bibliotecas da USP (SIBiUSP), criado anteriormente. A consulta ao acervo pode ser feita fisicamente nas bibliotecas ou de forma online no Portal de Busca Integrada e no Banco de Dados Bibliográfico da USP — Dedalus.

O acesso a plataforma Dimensions é feito por este link: https://app.dimensions.ai/discover/publication. Para informações detalhadas sobre a ferramenta, acesse a publicação da agência e o guia da companhia.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.