Blog
Fotomontagem de Guilherme Castro com imagens de Freepik e Dimensions.ai
Procurando artigos? USP disponibiliza nova ferramenta de pesquisa científica
Novo buscador reúne informações fornecidas por mais de 100 organizações e fundos voltados à ciência; comunidade pode encontrar dados do financiamento ao impacto da publicação
A USP assinou o metabuscador de produção científica Dimensions Analytics, da empresa britânica Digital Science, desde o final do ano passado. Qualquer pessoa que tenha acesso a computadores da universidade ou tenha acesso à Rede Privada Virtual (VPN em inglês) da USP pode utilizar a plataforma como um novo meio de otimizar a procura de publicações científicas.
De acordo com o guia disponibilizado pela empresa, obter material científico não é uma tarefa fácil porque cada fonte de informação apresenta sistemas de armazenamento e visualização diferentes. O objetivo do Dimensions é lidar com essas discrepâncias e tentar obter os dados da maneira mais ampla. Com a ferramenta, é possível aprofundar pesquisas, facilitar análises para organizações ou fundos voltados à ciência e gerar descobertas sobre tendências ou inovações.
A Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais (ABCD) da USP incentiva o uso do buscador e auxilia quem deseja aprender a utilizar essa tecnologia. O órgão realizou o webinar Rankings e impacto de pesquisa com Dimension Analytics, gravado em espanhol, que apresenta informações sobre o funcionamento da base de dados.
Elisabeth Dudziak, chefe da divisão de gestão de desenvolvimento e inovação, ressalta outras funcionalidades do buscador. “É uma ferramenta de pesquisa que também torna possível a visualização instantânea de quem está compartilhando, salvando e discutindo um artigo, livro ou trabalho nas redes sociais, assim que é publicado. Isso é possível pois o Dimensions se integra com ferramentas altmétricas e seus indicadores.”
O buscador incorpora abordagens específicas de dados, aprendizado de máquinas e inteligência artificial em um aperfeiçoamento progressivo em suas funções, segundo a companhia. Assim como outras bases de dados — Google Scholar, PubMed, Scopus ou Web Science — existe um campo principal, usualmente destinado a encontrar a publicação de interesse. No entanto, é possível investigar outros objetos de pesquisa mais específicos, como conjunto de dados coletados (datasets), financiamentos, patentes, ensaios clínicos e documentos de políticas públicas.
Elizabeth Dudziak - Foto: Cecília Bastos/USP Imagens
Como a ferramenta funciona
A verificação dos termos de busca pode ser feita por índice de texto geral, ou seja, o termo é checado ao longo de toda a publicação e não só no título ou em resumos. Também é possível realizar uma busca mais avançada por partes específicas, por documentos semelhantes ou por Identificador de Objeto Digital (DOI em inglês) — conjunto de letras e números que fornece identidade única a uma pesquisa no seu formato eletrônico.
Na lateral esquerda da página principal da aplicação, são disponibilizados alguns filtros: organizações de pesquisa ou de investimento científico; ano de publicação; autores; fundos; países de origem do financiamento; localizações das organizações; categorias de pesquisa; tipos de publicação (artigo, revisão, capítulo, entre outros); locais de publicação; editoras; lista de periódicos; e documentos de acesso aberto.
Já na lateral direita, é possível realizar uma visão analítica para o objeto de estudo. Cada tópico anterior contém infográficos de dados agregados (número de publicações em si e suas métricas); distribuição ao longo do tempo; gráfico de barras; mapa de calor (intersecções entre um tópico e outro); e mapa geográfico.
Para que medir?
As métricas são formas comuns de se medir o impacto da pesquisa pela comunidade científica. Para isso, o Dimensions Analytics adota o número de citações do artigo, citações recentes (nos dois últimos anos da publicação), a taxa de citação de campo (FCR em inglês) e a taxa relativa de citação (RCR em inglês). Esses dois últimos medem o desempenho de uma pesquisa em comparação a outras da mesma área de estudo. O último compara apenas pelo campo de pesquisa em comum, desde que também já tenham completado dois anos. O primeiro compara diferentes artigos com o mesmo tempo de publicação, desde que já tenham dois anos de circulação e tenham sido publicados até o ano 2000.
Adicionalmente, a ferramenta oferece a Pontuação de Atenção Altmetric, uma contagem ponderada de toda a atenção on-line dada àquela pesquisa. Esse registro envolve redes sociais, blogs, veículos de comunicação, páginas específicas na internet, entre outras possibilidades. O Altmetric e as outras medidas são indicadas detalhadamente na página da publicação.
Nesse mesmo local, a plataforma também apresenta: o histórico da pesquisa; diferentes classificações para sua área (ciências médicas e da saúde, por exemplo); fontes externas de acesso à publicação; referências utilizadas; e citações geradas em outros estudos. O Dimensions informa sobre a possibilidade de acessar diretamente o arquivo, compartilhá-lo ou exportar a citação.
Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais
O acesso a plataforma Dimensions é feito por este link: https://app.dimensions.ai/discover/publication. Para informações detalhadas sobre a ferramenta, acesse a publicação da agência e o guia da companhia.
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.