Série em podcast auxilia universitários nos estudos sobre neuroanatomia

“Área 22” é produzido por estudantes da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, possui nove episódios com até 14 minutos de duração e aborda as temáticas das aulas práticas e teóricas

27/05/2022 - Publicado há 2 anos
podcast área 22
O podcast Área 22 possui nove episódios e foi criado durante a monitoria de neuroanatomia da FMRP

Para facilitar o estudo dos universitários da área da saúde sobre o tema da neuroanatomia, monitores da disciplina Estrutura e Função do Sistema Nervoso da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP criaram o podcast Área 22. O nome faz referência à área 22 de Brodmann, região do cérebro humano responsável por atribuir significado aos sons e, consequentemente, é importante para a fala.

O podcast possui nove episódios e foi criado durante a monitoria de neuroanatomia feita pelos alunos André Fernando Garcia Cortez e Maria Eduarda Pequeno da Costa Reis, ambos do terceiro ano do curso de Medicina, com orientação da professora Luiza da Silva Lopes, todos da FMRP. “O objetivo da monitoria, em síntese, é contribuir para o aprendizado dos estudantes e, como o conteúdo é extremamente complexo e extenso, optamos por utilizar uma ferramenta digital que fosse acessível para complementar e auxiliar os estudantes”, explica Maria Eduarda.
.

Os episódios têm até 14 minutos de duração e fazem um resumo dos principais tópicos das aulas teóricas e práticas, como: sistemas gustativo, olfatório, límbico e tálamo-telencefálico; sistema nervoso visceral, divisões do sistema nervoso autônomo, aspectos anatomofuncionais do córtex cerebral, entre outros. Clique no player a seguir para ouvir o primeiro episódio.

.
De acordo com os monitores, a produção dos áudios foi muito vantajosa para o estudo e o entendimento sobre o complexo e extenso conteúdo da disciplina. “Eu e o André Fernando aprofundamos nosso próprio aprendizado e desenvolvemos o exercício de ensinar e de comunicar. Já para os alunos da disciplina, o benefício foi ter acesso a uma síntese do conteúdo programático de Neuroanatomia de forma facilitada e rápida, de modo que, segundo comentários dos próprios estudantes, contribuiu para o entendimento das aulas práticas e teóricas da disciplina e para a revisão do conteúdo”, explica Maria Eduarda.

A disciplina Estrutura e Função do Sistema Nervoso aborda duas vertentes para o entendimento completo sobre o sistema nervoso humano, que são: neuroanatomia, que é a estrutura, e neurofisiologia, que é a função. “A parte de neuroanatomia possui um total de 20 aulas teóricas, que abordam todo o conteúdo do sistema nervoso com um enfoque funcional, somadas a aulas práticas em laboratório. Por meio delas, o estudante é capaz de localizar topograficamente as principais estruturas, o que fornece a base futura para aplicações clínicas em neurologia e psiquiatria, por exemplo”, ressalta André Fernando.

Clique aqui para ouvir os episódios do podcast Área 22