Série de vídeos traz memórias de alunos e professores da área de comunicação e artes da USP

Produção dos vídeos é realizada dentro de disciplina do curso de Relações Públicas e os entrevistados trazem histórias para compartilhar sobre suas vivências dentro e fora da Universidade

17/01/2024 - Publicado há 6 meses
Entrevistas mostram visões de quem estudou na Escola de Comunicações e Artes da USP – Foto: Reprodução / Youtube

.
A série de vídeos Memórias Ecanas, que é realizada por estudantes do curso de Relações Públicas da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP,  sob a supervisão do professor Paulo Roberto Nassar, está de volta com novos depoimentos no Youtube. Em anos anteriores, a iniciativa já contou com convidadas como Marisa Orth e Vera Holtz e, agora, entrevista mais ex-alunos com novas histórias para compartilhar sobre suas vivências dentro e fora da Universidade.

A produção dos vídeos é realizada dentro da disciplina de Novas Narrativas, ministrada durante dois semestres do curso de Relações Públicas. O professor Nassar conta que, durante as aulas, os alunos têm “um letramento ligado principalmente aos temas da Narrativa, da História e da Memória”. Dessa forma, eles assimilam conceitos que fazem parte desse campo do conhecimento para melhor compreensão da trajetória familiar, pessoal e profissional das pessoas entrevistadas.

O projeto, que existe desde 2006, não teve interrupção durante a pandemia e incorporou gravações de depoimentos a distância. Nassar considera que o projeto produz um grande mapa humano e oferece “pistas relacionadas à identidade, imagem e reputação da escola e das pessoas que a constituem”.

O professor ainda comenta a importância e contribuição que o projeto traz para a comunidade da ECA. “Pouco sabemos da rica história da Escola. Pouco sabemos de seus mitos, de seus rituais, de seus marcos fundadores, de suas alegrias e de seus traumas, do perfil humano que está fora dos relatórios oficiais e institucionais”.

Confira uma das entrevistas do projeto Memórias Ecanas, com o ex-aluno Kenji Lambert, ilustrador da Warner Bros. Discovery no Brasil:

Histórias e memórias

As produções retratam um pouco mais da vivência universitária por perspectivas plurais, contando com convidados de diversos cursos da ECA. Cada um dos convidados tem sua singularidade. Há aqueles que seguiram carreira acadêmica e de pesquisa, aqueles que mudaram de área e pessoas que hoje trabalham na própria escola.

Um dos novos vídeos tem como protagonistas Luan e Raony, irmãos gêmeos que ingressaram na ECA no mesmo ano, em cursos diferentes: um fez Artes Cênicas e o outro, Relações Públicas. João Godoi, integrante do grupo que produziu o vídeo, explica que, mesmo sendo pessoas que cresceram juntas, acabaram se separando na escolha da faculdade. “Então, queríamos trazer isso de verdade para o trabalho, apresentando como é esse mundo ecano para duas pessoas que tiveram exatamente a mesma criação”, diz.

Godoi conta também que o projeto permite entender como a vivência ecana muda com o passar do tempo. “Eles são dois irmãos negros e na época que eles entraram não havia o programa de cotas”, informa, complementando que a ECA na qual entraram e estudaram, em relação à questão social, “era totalmente diferente da que eu estudo hoje, sendo uma pessoa negra”.

Já o grupo da estudante Michelle Moreira resolveu partir para uma outra abordagem, utilizando perguntas que foram pensadas especialmente para a entrevista. “Durante a produção do roteiro, eu relembrei um experimento chamado 36 Perguntas Para se Apaixonar, que vi há um tempo atrás em um site. Eu e meu grupo decidimos adaptar essas perguntas para desenvolver uma relação mais próxima com a entrevistada e poder criar uma ligação entre ela e os futuros espectadores do vídeo”, informa Michelle.

A entrevistada foi Giuliana Lazoni, ex-estudante do curso de Audiovisual que se graduou em 2021. Durante a entrevista, ela descreve, por exemplo, seu dia perfeito: “Um dia de pré-produção e descoberta de conteúdos sobre uma produção, finalizando com uma sessão de filme e uma saída noturna com os amigos”. Através de seu depoimento, os espectadores percebem outros aspectos importantes da sua vida, além de sua paixão pelo audiovisual.

Além desses dois depoimentos, outros novos vídeos estão sendo publicados. Segundo o professor Nassar, o Memórias Ecanas já possui mais de 500 depoimentos, ou seja, mais de 500 histórias contadas para “iluminar, dentro de nossas possibilidades, a história e a memória dessa bela escola, aumentar o sentimento de pertença e orgulho de estudantes por esse magnífico território e descobrir, a partir dos depoimentos, a imensa diversidade que define os ecanos e a ECA”.

Assista aos vídeos no canal do Memórias Ecanas no Youtube

.