Revista apresenta história do prédio central do campus da USP em Piracicaba

O leitor vai poder conhecer a concepção, construção e projeto arquitetônico, além da ampliação do edifício mais famoso da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz

Publicado: 25/07/2024
Publicação retrata o projeto arquitetônico e a ampliação do Edifício Central da Esalq/USP – Foto: Gerhard Waller/ Esalq

.
O Esalq Sempre, projeto criado com o objetivo de organizar registros históricos Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP em Piracicaba, lança sua 4ª edição, que retrata o Edifício Central, apontando peculiaridades desta edificação sólida, tombada como símbolo da história da agricultura regional e nacional.

Suas primeiras páginas destacam a “Concepção, construção e projeto arquitetônico”, lembrando, entre tantas outras características, que sua construção foi iniciada em 1904 e sua inauguração aconteceu em 14 de maio de 1907, junto do projeto paisagístico do parque, transformando-se no conjunto arquitetônico do campus USP Luiz de Queiroz. A Esalq Sempre retrata também a “Ampliação e reformas do Edifício Central”, que ocorreu em 1941, com a construção de uma cúpula, sendo concluída em 1945. No segundo andar, atualmente, encontram-se os gabinetes da diretoria e da vice-diretoria, e nos demais andares, setores administrativos foram organizados com a saída dos ambientes acadêmicos que foram sendo incorporados aos departamentos, contando também, no andar térreo, com o gabinete da prefeitura do campus USP Luiz de Queiroz.

Capa da revista Esalq Sempre – Foto: Divulgação/Esalq

A revista fala ainda da “Incorporação ao Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat)”. O Esalq Sempre destaca que em 2006, o edifício sede, em conjunto com o parque que o envolve, foram tombados pelo Condephaat, por estarem enquadrados na categoria de bem cultural, histórico, arquitetônico e ambiental como patrimônio público estadual. Hoje, denominado de Professor Phillipe Westin Cabral de Vasconcelos, o parque de estilo inglês foi idealizado pelo arquiteto e paisagista belga Arsênio Puttemans, que atuou na Esalq até 1913. Ele contou com o auxílio de Luiz Teixeira Mendes, professor de Fruticultura e Silvicultura da escola na época.

Por fim, a publicação narra “Algumas preciosidades do Edifício Central”, como os quadros de formatura. A Esalq conservou a tradição de expor os quadros com fotos confeccionados pelos formandos no Edifício Central, local onde também aconteciam os glamorosos bailes de formatura. A partir do ano de 1973, por não comportar mais quadros no interior do prédio, as turmas passaram a produzir placas em bronze, as quais se encontram na varanda térrea do edifício.

A revista Esalq Sempre pode ser baixada gratuitamente neste link

Estão programados conteúdos referentes aos patronos Luiz Vicente de Souza Queiroz, Ermelinda Ottoni de Souza Queiroz, Edificações, o Bonde, entre outros. No site, o visitante pode ainda preencher um formulário sugerindo novos conteúdos e fazer demais considerações. Mais informações aqui

.

*Texto: Alicia Nascimento Aguiar, da Assessoria de Imprensa da Esalq