Foto: Freepik

Publicação quer promover olhar brasileiro sobre as relações internacionais

Boletim Acauã envolve pesquisadores e estudantes de cinco universidades brasileiras que pretendem compartilhar experiências e ampliar a divulgação sobre essa área

18/05/2021

Karina Tarasiuk

Oportunidades de estágio, pesquisas, intercâmbio e cursos para a comunidade na área de Relações Internacionais são alguns dos assuntos que você pode encontrar no Boletim Acauã, uma nova publicação on-line organizada por especialistas para aproximar o público do que é produzido nas universidades. Além disso, o boletim quer contribuir para “a construção de um olhar e opinião bem brasileiros sobre as questões internacionais”, conforme destaca o editorial da primeira edição disponível na internet, neste link.

“Queremos traduzir conhecimento, que já foi revisado por pares e se qualifica como conhecimento científico, para a população, a comunidade não acadêmica”, conta Cristiane Lucena, professora do Instituto de Relações Internacionais (IRI) da USP e uma das editoras. Além dela, participam pesquisadores de cinco universidades brasileiras: Cláudia Marconi, da  Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (Fecap); Marcelo de Almeida Medeiros, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); Ana Paula Tostes, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ); e Juliana Viggiano, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

O projeto é trimestral, com quatro edições anuais, mas há divulgação nas redes sociais toda semana. A primeira edição, publicada em março, faz uma apresentação do boletim. A proposta é que, neste ano de 2021, os assuntos discutidos sejam relacionados ao meio ambiente.  

Foto: Arquivo pessoal

Cristiane Lucena, professora do Instituto de Relações Internacionais (IRI) da USP - Foto: Arquivo pessoal

Foto: Reprodução / Acaua.info

Os profissionais de Relações Internacionais promovem um relacionamento construtivo entre os países, seja na área comercial, política, econômica, para estabelecer acordos bilaterais ou multilaterais, entre outras atividades.

Com site e redes sociais, a iniciativa do Instituto de Relações Internacionais da USP pretende estimular o compartilhamento de experiências profissionais e acadêmicas e promover a divulgação de conhecimento científico.

Dividida em quatro seções, a publicação apresenta no Editorial a opinião sobre uma publicação científica atual da área. Em “Entrevistas”, destaca o ponto de vista de um membro da comunidade acadêmica, política ou da sociedade civil envolvido com os debates sugeridos no Editorial. Na seção “Experiências”, disponibiliza relatos de alunos e ex-alunos da graduação ou pós-graduação, sobre aprendizados adquiridos em atividades de extensão, estudos, estágios e intercâmbios. Por fim, na seção “Oportunidades”, há informações sobre estágio, pesquisa e carreiras, intercâmbio internacional e cursos de extensão, pós-graduação e bolsas em Relações Internacionais.

Acauã: o pássaro mensageiro

Acauã é um pássaro brasileiro cuja aparição suscita diferentes interpretações nas variadas regiões do Brasil. Cristiane Lucena comenta sobre a metáfora do pássaro como um mensageiro, como é o caso do pombo-correio. “Ficamos com a ideia de pássaro e fomos procurar qual poderia ser. E aí nos deparamos com o acauã, com todo esse significado que reflete um pouco a nossa vontade de ser um boletim que dá conta dessas diversidades regionais no nosso país. A gente desenhou a equipe justamente para buscar essa representatividade geográfica. E o acauã reuniu todas essas qualidades no nome.”

Foto: Reprodução / Flickr CC

A equipe conta com 13 pessoas: cinco editores, que são os professores de cada uma das universidades, seis assistentes editoriais e duas colaboradoras.

Iana Maria da Hora, estudante do segundo ano de Relações Internacionais da USP, é uma das bolsistas que auxiliam o projeto. Desde o vestibular, já pensava em participar de iniciativas organizadas pela Universidade. “Eu sou uma estudante de classe baixa e precisei mudar de Salvador para São Paulo, então a bolsa PUB fornecida pelo projeto era importante para mim”, conta. Depois de ter sido aluna da professora Cristiane Lucena no primeiro semestre, interessou-se em fazer parte da iniciativa com ela.

“Acho que a divulgação científica é uma atividade muito importante para a Universidade. Como estudante de Relações Internacionais, que é um campo de estudo relativamente novo, tive que procurar sozinha muitas informações, então, um espaço que reúna oportunidades, relatos e entrevistas é muito relevante”, diz Iana. “Eu ingressei no projeto bem no início e tem sido uma oportunidade incrível de contribuir com uma iniciativa que eu considero importante.” 

Ela é responsável pelas postagens no site do Acauã e também administra a conta no Instagram do projeto. “São duas atividades que eu nunca havia realizado, então vem sendo uma experiência de muita novidade e aprendizado.”

Foto: Arquivo pessoal

Iana Maria da Hora, 20 anos, estudante do segundo ano de Relações Internacionais na USP e bolsista do Boletim Acauã - Foto: Arquivo pessoal

Parcerias e captação de recursos

O projeto do Acauã foi possível a partir de recursos disponibilizados pelo edital Santander Universidades, da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) da USP. Com isso, foi possível desenvolver o site e incluir a participação de bolsistas.

Em busca de mais recursos, com a captação através de instituições públicas e da iniciativa privada, o grupo pretende se manter mais ativo nas redes sociais e, principalmente, desenvolver um podcast. Além disso, o financiamento pode permitir a ampliação do número de bolsas para os voluntários que trabalham no projeto.

“Estamos trabalhando em uma estratégia de captação de recursos para apresentar o boletim, dizer o que temos a oferecer a potenciais parceiros e como eles podem alavancar o nosso projeto”, finaliza Cristiane.

Como acessar o boletim

Site: https://acaua.info/
Facebook: https://www.facebook.com/BoletimAcaua?_rdc=1&_rdr 
Instagram: https://www.instagram.com/boletimacaua/ 
Twitter: https://twitter.com/BoletimAcaua