Candidatos em prova da Fuvest de anos anteriores - Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Provas da segunda fase da Fuvest 2024 começam neste domingo

Candidatos vão concorrer a 8.147 vagas em cursos de graduação da USP e realizarão as provas nos dias 17 e 18 dezembro; primeira chamada de aprovados será divulgada no dia 22 de janeiro

 13/12/2023 - Publicado há 11 meses

Neste domingo, 17 de dezembro, começa a segunda fase da Fuvest, o vestibular mais concorrido do País. É a primeira vez que essa fase será antecipada — nos anos anteriores era realizada no mês de janeiro —, facilitando a vida dos vestibulandos que passavam o período de festas estudando. A lista dos participantes está neste link e os locais de prova podem ser consultados na área do candidato (os endereços podem não ser os mesmos da prova da primeira fase).  A primeira lista de aprovados será divulgada no dia 22 de janeiro.

Os candidatos enfrentam agora mais dois dias de provas dissertativas, ao contrário da primeira fase, em que havia apenas questões de múltipla escolha. No domingo, dia 17 de dezembro, haverá questões de Português e uma redação; e na segunda-feira, dia 18 de dezembro, questões de duas a quatro disciplinas, dependendo do curso escolhido.

Correção das provas no Canal USP 

Depois das provas, os estudantes poderão acompanhar a correção ao vivo pela Rádio USP e pelo Canal da USP no YouTube neste link. A transmissão está prevista para as 20 horas, mas o horário pode variar, dependendo da liberação pela Fuvest. A correção, que não é oficial, ou gabarito da Fuvest, será feita pelos professores do MedEnsina, curso pré-vestibular mantido pelos alunos da Faculdade de Medicina da USP. Para acompanhar pela Rádio USP, basta acessar a transmissão ao vivo pela internet neste link ou sintonizar em São Paulo a frequência 97,3 FM e em Ribeirão Preto 107,9 FM.

Para conferir a correção pelo YouTube, inscreva-se no Canal USP, ative o ícone do sininho ou o lembrete abaixo do vídeo da live para ser avisado assim que tiver início

Para os candidatos às carreiras de Música, Artes Visuais e Artes Cênicas, o vestibular não acaba aqui: ainda há as provas de competências específicas. Cada curso tem um calendário próprio: Música em Ribeirão Preto tem provas de 3 a 6 de janeiro; Artes Visuais no dia 4 de janeiro; e Artes Cênicas de 8 a 11 de janeiro.

Informações importantes

Primeiro dia de prova
17 de dezembro

10 questões de Português e
1 Redação.

Segundo dia de prova
18 de dezembro

12 questões sobre duas, três ou quatro disciplinas, dependendo da carreira escolhida.

Local de prova
Consulte o endereço do seu local de prova no site da Fuvest e programe-se com antecedência para chegar com tranquilidade.

Horário
Fique atento ao horário de abertura e fechamento dos portões. A duração da prova é de cinco horas na 1ª fase e quatro horas na 2ª fase.

O que levar
Certifique-se de levar somente os itens permitidos. Documento original de identidade com foto e caneta esferográfica de tinta azul ou preta. É permitido o uso de lápis para rascunho, borracha, apontador e régua transparente. Água e alimentos leves podem ser consumidos durante a prova.

Proibidos
Não é permitido utilizar ou manipular, em qualquer área do prédio, aparelhos celulares ou qualquer outro tipo de equipamento. Os relógios não poderão ser usados em hipótese nenhuma. A Fuvest informará aos candidatos o tempo restante para o final do exame.

Livros obrigatórios

Ainda dá tempo de ver alguns vídeos com análises de especialistas em literatura sobre os nove livros de leitura obrigatória para a prova da Fuvest. As obras são representativas dos diferentes períodos das literaturas brasileira e portuguesa e integram o conteúdo da prova de Português. Confira vídeos do Jornal da USP e da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM) da USP nos players abaixo ou neste link:

Provas anteriores

Nos últimos dias antes da segunda fase, também é possível conferir provas de exames anteriores. A Fuvest organiza todo o material em uma página específica, chamada Acervo Vestibular Fuvest neste link. A página possui as capas correspondentes ao Manual do Candidato do ano e, clicando na capa, há o acesso para os links. Há links específicos para as provas da segunda fase que podem ser acessadas em formato PDF.

Resultado e matrícula

A Fuvest divulga listas de chamada com o nome dos convocados para ocupar vagas em todos os cursos. São duas listas para convocação de matrícula, além das listas de espera. A primeira chamada será divulgada no dia 22 de janeiro, com período de matrícula virtual de 29 de janeiro a 1º de fevereiro. A segunda chamada sai no dia 14 de fevereiro, com matrícula virtual nos dias 15 e 16 do mesmo mês. Nos dias 26 a 28 de fevereiro, todos os matriculados devem fazer a efetivação da matrícula.

Vestibulandos conferem a lista para realizar a prova segunda fase da Fuvest - Foto: Marcos Santos/USP Imagens

De 26 a 27 de fevereiro, aqueles que não foram convocados em primeira e em segunda chamada podem manifestar interesse por vagas remanescentes em lista de espera. Haverá então três convocações a partir da lista de espera até ocupar todas as vagas.

Outras formas de estudar na USP

Além da Fuvest, a USP tem mais duas formas de ingresso para os novos estudantes: o Enem USP e o Provão Paulista. Em todos os processos de seleção, a USP reserva 50% das vagas de cada curso de graduação para candidatos egressos de escolas públicas (EP).

O processo seletivo Enem USP, que seleciona os candidatos pela nota do Exame Nacional do Ensino Médio, tem inscrições abertas até 5 de janeiro pelo site da Fuvest, no valor de R$ 10; inscritos no vestibular Fuvest 2024 e estudantes em vulnerabilidade socioeconômica estão isentos da taxa. Saiba mais sobre o Enem USP aqui.

Já os estudantes da 3ª série do ensino médio de escolas públicas que participaram do Provão Paulista nos dias 29 e 30 de novembro puderam optar por mais de 15 mil vagas para ingresso na USP, Unesp, Unicamp, Fatec e Univesp. Saiba mais sobre o Provão Paulista clicando aqui.

Confira as informações do vestibular na página da Fuvest.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.