Projeto Arboreto completa um ano com visitas guiadas às árvores centenárias da USP em Piracicaba

Projeto que vai transformar parque da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da USP em jardim botânico oferece a atividade diariamente até 15 de novembro

20/10/2023 - Publicado há 9 meses
Projeto Arboreto vai transformar parque da Esalq em jardim botânico – Foto: Gerhard Waller/ Esalq

.
Iniciativa que pretende transformar o parque da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP em um jardim botânico de árvores brasileiras, o Projeto Arboreto está promovendo, até o dia 15 de novembro, visitas guiadas para que o público conheça as icônicas e centenárias árvores do local, tendo como guias alunos de graduação do curso de Engenharia Florestal.

Para participar, basta comparecer ao campus da USP em Piracicaba, na Avenida Pádua Dias, 11. As trilhas são diárias, com duração de 45 a 60 minutos, de segunda a sexta-feira, das 17h30 às 18h30, e aos sábados e domingos, das 16h às 17h e das 18h às 19 horas. São apresentadas no trajeto as características botânicas e fatos marcantes sobre a história do parque da Esalq.

O Projeto Arboreto Luiz de Queiroz pretende resgatar o projeto original do parque da Esalq de 1905, promovendo melhorias, atualizações e enriquecimento das árvores mantidas no campus. O projeto prevê, ainda, a construção de um centro de vivência e visitação, que ampliará experiências educativas e de lazer a céu aberto para a comunidade externa à Universidade. O parque da Esalq ocupa uma extensa área com mais de 200 hectares e reúne uma coleção única de árvores, que se integram às atividades de ensino e pesquisa da instituição.

Áreas de trilhas do Projeto Arboreto no campus Piracicaba –
Foto: Divulgação/Projeto Arboreto Esalq

Recursos para o projeto

O Arboreto Luiz de Queiroz tem promovido a arrecadação de recursos para execução de atividades que vão viabilizar a transição do parque para jardim botânico: avaliação e tratamento sanitário de todas as árvores que hoje integram a coleção do parque; plantio de novas árvores; desenvolvimento de um aplicativo de celular que permitirá aos visitantes identificar as árvores durante caminhadas e passeios pelo parque; e modernização do atual viveiro de mudas florestais da escola, para criar um centro de vivência e de visitação, e para o cultivo de coleções especiais conectadas por trilhas educativas.

Desenvolvida na modalidade de captação de recursos por meio do financiamento coletivo – também conhecido como crowdfunding –, a campanha do Arboreto acontece de forma contínua e transparente, com os investimentos ocorrendo por etapas de acordo com os valores arrecadados. As doações para o projeto podem ser feitas em qualquer valor, diretamente pelo site, neste link. Além de contribuir para o projeto, os doadores terão seus nomes num mural exclusivo.

Realizado pela Esalq, o projeto conta com parceria institucional da Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (Fealq) e apoio da Associação dos Ex-Alunos da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Adealq) e do Instituto Pecege. As visitas guiadas são apoiadas pelo Viveiro Bioflora, Re.green e Spagnhol Plantas Ornamentais.

Para saber mais sobre o Projeto Arboreto Luiz de Queiroz, acompanhe o site https://fealq.org.br/arboretoluizdequeiroz e a rede social Facebook.

Com informações da Fealq