Foto: Pexels.

Programa Autoestima oferece cursos de aperfeiçoamento da USP na área da saúde

Formação é voltada a profissionais das redes de atenção psicossocial do SUS e tem parceria com Instituto de Psicologia, IPT e Univesp; incrições vão até 30 de agosto

24/08/2021 - Publicado há 3 anos     Atualizado: 25/08/2021 as 11:08

Em parceria com o Instituto de Psicologia (IP) da USP, o Governo do Estado de São Paulo está oferecendo gratuitamente oito cursos de aprimoramento profissional. A formação é voltada para os profissionais de saúde da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) do Sistema Único de Saúde (SUS) do Estado de São Paulo. As inscrições estão abertas até o dia 30 de agosto e podem ser realizadas neste link.

Os cursos são realizados por docentes do IP e têm o objetivo de aprimorar os atendimentos realizados em ambiente virtual, por meio de uma abordagem que trabalhe a prática clínica, com aulas, estágio prático de atendimento e supervisão.

O oferecimento das aulas faz parte do Programa Autoestima, criado pela Secretaria de Estado da Saúde para o apoio à população na área de saúde mental. Além da ação voltada a profissionais de saúde, a plataforma oferece também atendimento individual ou em grupo para os cidadãos paulistas.

“A USP participa da formação dos profissionais do SUS no contexto da pandemia para poder aperfeiçoar suas ações no oferecimento de atendimento on-line e na modalidade de apoio psicossocial para pessoas em situação de tensão e perdas na pandemia”, conta Marilene Proença, professora do Departamento de Psicologia da Aprendizagem do Desenvolvimento e da Personalidade no IP da USP. Ela coordena as atividades da USP na plataforma do governo, que começará a terceira edição de cursos em setembro.

Marilene Proença, professora do IP e coordenadora dos cursos no Programa Autoestima. Foto: Reprodução/IP.

Como parte da formação desses profissionais, haverá aulas teóricas on-line, supervisão e contagem de horas de atendimento em uma plataforma do próprio programa, desenvolvida pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT).

Já para a realização das aulas, a formação terá o apoio da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), por meio de atividades remotas. Os cursos são aprovados e certificados pela Pró Reitoria de Cultura e Extensão da USP.

Conheça os cursos oferecidos (clique nas setas para navegar):

O Programa Autoestima é uma iniciativa das Secretarias de Estado da Saúde (SES), de Governo (SG), de Desenvolvimento Econômico (SDE), de Comunicação (SEC) e o Fundo Social do Governo do Estado de São Paulo que viabilizou as parcerias entre Assessoria Técnica de Saúde Mental da SES, Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IP/USP), Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo (Prodesp) e o Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo (Cosems/SP).

As inscrições estão disponíveis no link: autoestima.sp.gov.br/Cursos/Lista

Saiba mais no portal www.autoestima.sp.gov.br.