Série de conteúdos produzidos pelo projeto Ciclo22, que remete à reflexão da USP sobre quatro grandes marcos (1822, 1922, 2022 e 2122): o bicentenário da Independência do Brasil, o centenário da Semana de Arte Moderna, o tempo presente e os desafios para os próximos 100 anos

Portal reúne produção acadêmica e material didático sobre marcos históricos de 22

Projeto sistematiza conteúdos sobre o bicentenário da Independência do Brasil e o centenário da Semana de Arte Moderna com o objetivo de promover debates sobre o passado, o presente e o futuro do País; veja como acessar

15/10/2021

Beatriz Abdalla

O que é o Ciclo22?

O portal Ciclo22 reúne em uma única plataforma as atividades relacionadas ao bicentenário da independência do Brasil e ao centenário da Semana de Arte Moderna e do movimento modernista, além de incentivar uma discussão sobre o presente e o futuro que se deseja construir para o país. Nele é possível encontrar uma coligação da produção acadêmica da USP, sob o formato de teses, dissertações, livros e revistas; textos didáticos, paradidáticos e videoaulas criados pela comunidade uspiana e novos eventos sobre as temáticas propostas.

De onde surgiu a iniciativa?

Ciclo22 é uma iniciativa da Universidade de São Paulo, promovida pelas Unidades de Ensino, Institutos Especializados e Museus Estatutários constitutivos da Universidade de São Paulo. O projeto tem sido aperfeiçoado desde o início de 2021 por uma equipe de seis pessoas, contando com profissionais de coordenação, pesquisa, jornalismo, comunicação e design.

Como navegar no portal?

Quem acessa o site encontra conteúdos categorizados de acordo com o formato, temática e cronologia. Entre as formas de navegação, há possibilidade de buscar por assuntos de interesse, informar-se sobre novidades e eventos ou explorar conteúdos didáticos e de pesquisa. O portal foi pensado não apenas para a comunidade acadêmica, mas também para alunos, professores e demais interessados na discussão sobre a história do país.

Pesquisa

A primeira maneira de navegar pelo portal é a busca por assuntos relacionados às efemérides. Na homepage há um campo onde se pode digitar “Indepenência”, por exemplo, trazendo resultados de vários formatos. Também estão indicados os termos mais buscados, mostrando o que há de mais acessado no momento.

Homepage

Logo na primeira página existe um resumo de todas as principais atualizações feitas no portal. Assim, em uma só tela você pode conferir o quais são as últimas notícias, eventos, pesquisas e materiais didáticos adicionados ao portal.

Destaques

Os conteúdos mais relevantes são mostrados em destaque no topo de cada uma das páginas do portal. Assim, as notícias recentes e próximos eventos ficam em evidência para que você esteja sempre atualizado.

Filtros

Além dos destaques, os materiais didáticos e conteúdos acadêmicos são separados por formato e período histórico. Assim é possível filtrar os resultados mais relevantes para sua pesquisa.

Mais informações sobre o projeto Ciclo22 podem ser encontradas nas redes sociais: