Pesquisadores desvendam conceitos científicos em produções de vídeo

Série voltada a estudantes do ensino básico traz curiosidades sobre o universo da ciência; os vídeos são divulgados toda quinta-feira no canal da Casa da Ciência

22/09/2020

Crisley Santana

Você já parou para pensar como os seres vivos transmitem características aos seus descendentes? Sabe quem são os insetos zumbis? E a possível origem do coronavírus? Curiosidades como essas são desvendadas pelo projeto Adote On-line, uma série de vídeos produzida pelo programa Casa da Ciência do Hemocentro de Ribeirão Preto, ligado ao Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP.

O projeto é uma derivação de outra atividade, Adote um Cientista, que ocorria de maneira presencial antes da pandemia e recebia estudantes e professores da região em reuniões semanais com pesquisadores da USP. A proposta é divulgar ciência entre jovens estudantes, a fim de que seja despertada a curiosidade científica desde cedo,  por meio de discussões, realização de pequenos experimentos e pesquisas de campo,  além de auxiliar o trabalho de professores do ensino básico.

“Os ministrantes dos vídeos são alunos de pós-graduação da USP, em Ribeirão Preto e da Unesp Jaboticabal, bem como pesquisadores dos diversos laboratórios com vínculos em várias instituições públicas e privadas”, explicou Vinicius Moreno Godoi, assessor administrativo da Casa da Ciência e atual coordenador interino junto com Roberto Sanchez, durante a ausência da professora Marisa Barbieri. 

Vídeo de abertura do Adote On-line

Segundo Godoi, realizar atividades de maneira virtual mostrou-se essencial, já que os números de inscritos nas atividades digitais da Casa mais que dobraram durante a pandemia. “O programa Férias com Ciência, ocorrido em julho, que presencialmente atingia 30 alunos, obteve 469 inscritos em sua versão on-line”.

Os vídeos abordam diversos temas. Da genética à fotografia forense, do estudo de insetos às explicações sobre covid-19. Eles estão relacionados à área de estudo dos pesquisadores que realizam a produção, ou a conteúdos dominados por esses cientistas. Tópicos sobre a Doença de Chagas, infecções respiratórias e ferramentas utilizadas por biólogos, também estão entre os assuntos.

Vinicius Moreno Godoi, coordenador interino da Casa da Ciência - Foto: Reprodução/Facebook
Vinicius Moreno Godoi, coordenador interino da Casa da Ciência - Foto: Reprodução / Facebook

Vídeos da série Covid News

A Casa da Ciência e o Laboratório de Transferência Gênica do Hemocentro de Ribeirão Preto produziram três vídeos didáticos usando como tema transversal a covid-19 para apoio às aulas

Quem é o novo coronavírus

Testagem e sua importância

Vacinas

Ao final de cada vídeo, é solicitado ao espectador que realize uma atividade para fixar o aprendizado. “Pode ser uma pergunta, cruzadinha, ou algo mais lúdico como um desenho ou vídeo”, ressaltou Vinicius. As produções são publicadas toda quinta-feira, às 14h30, no Canal da Casa da Ciência no YouTube

A partir do próximo semestre, haverá novas inscrições para alunos do ensino básico (entre 13 e 18 anos, a partir do 7º ano escolar). Os inscritos recebem suporte dos pesquisadores após as publicações. Basta acompanhar as mídias digitais da Casa da Ciência: Site, Facebook e Instagram.

Outros vídeos do Adote On-line

Toda quinta-feira o projeto divulga novos vídeos. As produções já publicadas são:

Sobre a Casa da Ciência

A Casa da Ciência é um programa do Hemocentro de Ribeirão Preto que desenvolve atividades de ensino de ciências com objetivo de aproximar a pesquisa científica de alunos e professores da rede básica de ensino e apoiá-los. O programa segue uma linha educacional que conta com apoio de pesquisadores e pós-graduandos da USP e do Hemocentro. Localizada no Hemocentro de Ribeirão Preto, no campus da USP, a Casa da Ciência agrega o Ponto de Informação, Pesquisa e Organização em Ciências (PIPOC) – local de armazenamento dos registros realizados durante os programas que coordena – e o Museu e Laboratório de Ensino de Ciências (MuLEC), também situado no da USP.