Pesquisadores debatem se verticalização das cidades é inclusiva

Com participação de acadêmicos da USP e da Universidade de Lyon (UDL), na França, encontro com transmissão pela internet pretende propor novas relações entre os processos de verticalização e o ambiente urbano; inscrições são gratuitas

 25/03/2021 - Publicado há 4 anos
Acadêmicos vão discutir processos de verticalização das cidades e práticas socioespaciais – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

.

A partir do dia 5 de abril, o Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU) da USP, em São Carlos, promoverá o Simpósio Internacional Highrise, que propõe um debate entre os processos de verticalização e a produção do meio ambiente urbano, por meio de distintos olhares e tendo como referência estudos de caso.

Com a participação de pesquisadores de diferentes países e de distintas áreas relacionadas ao pensamento urbano, o simpósio, estruturado em conferências, painéis e sessões de debate, será realizado de forma remota. Todas as sessões e videoconferências serão transmitidas pelo Canal do IAU no YouTube, neste link.

O evento é um desdobramento do projeto de pesquisa binacional Highrise Living and the Inclusive City, liderado pelo IAU e pelo Institut de Recherches Géographiques da Université Lyon2, da França.

+ Mais

Pesquisa questiona se construir mais prédios faz cidades mais inclusivas

Iniciado em 2017, o projeto compreendeu quatro etapas principais: diagnóstico espaço-temporal de aspectos da verticalização no continente europeu e na América do Sul e as singularidades e questões da legislação na construção dos edifícios highrises no Brasil e na França. Duas etapas analíticas estão relacionadas aos modos de vida, representações e imaginário dos moradores dos edifícios.

As inscrições são gratuitas e outras informações podem ser obtidas no site do simpósio: https://symposiumhighrise.wixsite.com/symposiumhighrise.

.

.

Assessoria de Comunicação do Campus USP de São Carlos

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.