Nas redes sociais e em eventos itinerantes, projeto apresenta a geologia na vida cotidiana - Foto: Divulga Geologia

Os segredos da geologia na culinária, turismo e literatura a um clique de distância

Estudantes de pós-graduação do Instituto de Geociências da USP dividem seu tempo entre atividades de pesquisa e projeto de popularização das ciências da Terra nas redes sociais

 28/04/2022 - Publicado há 2 anos     Atualizado: 13/07/2022 as 8:56

Tabita Said

Você já ouviu falar dos estromatólitos? Sabia que há fluídos fósseis que funcionam como arquivos geológicos da evolução do planeta? E quanto à ligação entre a geologia e o vinho? Para um grupo de estudantes da USP, a geologia está presente no turismo, na arte, no entretenimento e até mesmo na culinária. Idealizado no final de 2019 por alunos de pós-graduação do Instituto de Geociências (IGc) da USP, o projeto Divulga Geologia utiliza as redes sociais para criar um ambiente “geocultural” e desvendar os sinais das ciências da Terra para além de rochas e montanhas.

O projeto está no Facebook e no Instagram e é mantido por pesquisadores que trabalham com diferentes temas dentro das geociências. De acordo com o grupo, o Divulga Geologia surgiu diante do cenário de desvalorização e descrédito da ciência no Brasil, incluindo o corte de bolsas de pesquisa nas universidades, em especial a partir de 2016 com a Emenda Constitucional 95/2016. A chamada PEC do teto de gastos instaurou um novo regime fiscal e impactou universidades de todo o Brasil com cortes e contingenciamentos que afetaram, principalmente, programas de mestrado e doutorado.

“Nosso principal objetivo é a popularização das geociências ou ‘ciências da Terra’, que compreende um conjunto de áreas pouco difundidas ao público geral mas de extrema importância no entendimento do funcionamento do nosso planeta e da construção da sociedade em que vivemos”, afirmam os estudantes que dividem seu tempo entre pesquisas científicas e o projeto de divulgação. Eles investigam e compartilham como a geologia está presente no dia a dia de forma direta e indireta.

Luana Morais explica que o projeto existe “também por um senso de urgência em fomentar o diálogo entre a academia e a sociedade, através de um plano efetivo de divulgação científica”. Atualmente pós-doutoranda do Instituto de Astronomia e Geofísica da USP, Luana terminou, recentemente, um pós-doutorado no IGc e pesquisa a origem e a evolução de eucariontes – organismo formado por uma ou mais células que apresentam núcleo.

Luana-Morais_Divulga-Geologia-USP

Micropaleontóloga, Luana Morais reforça o papel das mulheres na ciência, tema que é destaque do projeto de divulgação - Foto: acervo pessoal

Além da variedade de temas, o grupo também mantém um padrão na abordagem. Cada post se preocupa em discutir o contexto histórico, científico e sua ligação com a vida das pessoas - Imagens: reprodução / @divulgageologia

Além de geologia básica, o conteúdo dos temas costuram relações inesperadas entre as ciências da Terra e a arte, o entretenimento e a gastronomia por meio de hashtags padronizadas. O conteúdo digital propõe explicar temas, aplicações e pautas debatidas pela sociedade dentro das geociências de maneira concisa e clara, seguindo uma identificação visual:

#issoégeociências

Aborda os conceitos básicos e assuntos diversos das geociências

#geocientífica

Aborda trabalhos publicados e pesquisas em andamento sobre geociências, dentro e fora do Brasil

#geocultura

Aborda filmes, exposições e eventos que abordam o mundo das geociências

#mulheresnasgeociências

Promove a divulgação e o reconhecimento do trabalho de cientistas mulheres no mundo

Um dos exemplos de conteúdo elaborado pelo grupo é a sequência que usa a música Do Leme ao Pontal, de Tim Maia, como mote para falar da geologia do Rio de Janeiro

Sábados Geológicos

Quando criado, o primeiro plano de ação do grupo foi organizar um evento itinerante para mostrar de maneira didática as pesquisas científicas realizadas no IGc. Assim surgiu o Sábado Geológico, com a ideia de levar a ciência para fora dos domínios da Universidade, como ruas, praças e estações de metrô.

Na primeira edição, no entanto, fizeram o movimento inverso: chamaram um grande e diversificado público para dentro do instituto. Cerca de 500 pessoas, entre adultos e crianças, participaram do evento.

“Ao mesmo tempo, criamos perfis nas redes sociais para divulgar os eventos que seriam realizados pela pós-graduação do IGc, bem como os trabalhos dos alunos, em um ambiente de comunicação digital e mais popular”, lembram os organizadores. “Mal sabíamos que este perfil seria nossa principal ferramenta de divulgação científica em meio a uma pandemia”.

Os pesquisadores realizam atividades educativas no Sábado Geológico para divulgação da ciência. Na foto, evento realizado antes da pandemia da covid-19 - Imagens: @divulgageologia

O Divulga Geologia se mantém ativo nas redes, revelando ao público as curiosidades da geologia em livros, filmes, sítios arqueológicos, locais de visitação turística e na alimentação – como em vinhos, cervejas e o célebre sal de cozinha. E mesmo sendo uma ciência da Terra, a geologia se descortina em uma jornada para fora do centro do planeta, dando ao público uma lente científica para olhar a camada de ozônio, o sistema solar, a vida.

Onze pesquisadores e contando: grupo é composto por mestrandos, doutorandos e pós-doutorandos, e se renova a cada novo ingressante na pós-graduação que aceita o desafio de falar de geociências de uma maneira descomplicada e descontraída - Fotos: @divulgageologia

Acompanhe o Divulga Geologia nas redes sociais pelo FacebookInstagram.