Museus da USP promovem tour virtual e atividades pela internet

Dia Internacional dos Museus coloca em debate o futuro dos espaços dedicados à preservação do patrimônio cultural, científico e tecnológico; museus da USP se reinventam para manter seus acervos disponíveis ao público

17/05/2021

Redação

O Futuro dos Museus: Recuperar e Reimaginar é o tema escolhido mundialmente para o Dia Internacional dos Museus 2021, que acontece nesta terça, dia 18 de maio. No momento de distanciamento social, com instituições fechadas ao público ou com acesso restrito, o objetivo da celebração neste ano é incentivar profissionais e comunidades a criar, imaginar e partilhar novas práticas, novos modelos de negócio e soluções inovadoras para os desafios que estão por vir. 

“Reimaginar um futuro para os museus significa não apenas dialogar com os avanços tecnológicos e os recursos e ferramentas deles advindos, mas também compreender como afetam a maneira de ser e de estar no mundo”, destaca a divulgação da 19ª Semana Nacional de Museus realizada pelo Instituto Brasileiro de Museus. A programação da semana está disponível neste link.

É nesse contexto que os museus da USP têm se reinventado desde o início da pandemia, buscando manter seus acervos e atividades disponíveis ao público no formato virtual, seja com tours virtuais, exposições interativas ou promovendo atividades em redes sociais e outros espaços on-line.

Para contribuir para o debate, nos dias 20 e 21 de maio, o Museu de Arte Contemporânea (MAC) da USP realiza o webinário Curadoria em debate: a pesquisa em museus universitários. Saiba aqui como participar.  No dia 22 de maio é a vez do Museu do Ipiranga com a palestra Ações inclusivas e o futuro dos Museus, com transmissão às 16h30 pela plataforma Zoom. O link é enviado para os inscritos pelo formulário on-line. No dia 23 de maio, às 10 horas, o Museu Republicano de Itu promove o Diálogo – Museus: janelas para  transver o mundo na pandemia, com inscrições neste link.

Para celebrar o Dia Internacional dos Museus, o Jornal da USP selecionou algumas iniciativas de instituições da USP na internet. Confira abaixo.

Museu de Zoologia da USP

Sem sair de casa, visitante pode conhecer a exposição Biodiversidade – Conhecer para Preservar e todas as curiosidades do acervo

tour virtual do Museu de Zoologia da USP permite que o visitante descubra a exposição em detalhes e ainda conheça o acervo do museu, que é guardião de uma das maiores coleções da fauna brasileira.

O recurso de visitas virtuais utiliza a plataforma Google Street View, como uma resposta ao distanciamento social. Além de ampliar o público de visitantes que não estejam na cidade de São Paulo, a visita virtual serve como recurso de apoio aos professores que estão trabalhando remotamente.

A exposição Biodiversidade – Conhecer para Preservar tem recebido anualmente o certificado de excelência do TripAdvisor, site de viagens e turismo, e figura entre as principais atrações culturais de São Paulo na plataforma.

Para conferir o tour virtual acesse:

Museu do Ipiranga

Vídeos da série Diário da Obra mostram detalhes da reforma e ampliação do Museu do Ipiranga, além do trabalho com parte do acervo que não pode sair do prédio histórico

Museu do Ipiranga, importante patrimônio cultural brasileiro, está em reforma e grande parte do acervo de 450 mil itens foi retirada do edifício e transportada para imóveis adaptados para recebê-los. Algumas obras, pelas suas dimensões, não puderam sair do prédio histórico, como é o caso da pintura de Pedro Américo, o quadro Independência ou Morte, que está sendo restaurada no local enquanto a reforma acontece. A reabertura está programada para setembro de 2022, para a celebração do bicentenário da Independência do Brasil.

Para apresentar os avanços na reforma do edifício-monumento e mostrar os cuidados e detalhes que uma obra desse porte exige, o museu preparou uma série de vídeos chamada Diário da Obra. No primeiro episódio, por exemplo, os trabalhos de proteção do edifício e das obras de arte que continuarão no museu durante a reforma são os destaques, além do desmonte da escadaria principal e a retirada do asfalto em frente ao edifício, que será substituído por um mosaico português. Já são seis episódios que mostram o processo de reforma e restauração.

Também é possível saber sobre o museu através do Museu do Ipiranga Virtual, plataforma em que o visitante constrói um avatar, pode mudar de roupas e, depois, partir para alguns passeios. A visita pode ser feita pelo próprio navegador do site ou por meio de aplicativos, disponíveis para os sistemas Windows e XboxOne e também para iPhone e iPad.

Durante o tour virtual, é possível acompanhar duas exposições com itens de destaque do acervo do museu – Dirigíveis de Santos Dumont e Personagens da Independência, além de assistir a vídeos sobre o andamento da obra, participar de quiz sobre curiosidades do museu, jogar minigames e conhecer algumas características da fachada do edifício.

Desenvolvido em conjunto com a Superintendência de Tecnologia da Informação da USP, o ambiente virtual surgiu a partir de pesquisas da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) com o apoio dos Programas de Exposições e de Ação Educativa do museu. O trabalho foi patrocinado pela empresa farmacêutica EMS.

Para conferir o tour virtual acesse:

Museu Republicano Convenção de Itu

Sem sair de casa, é possível percorrer todos os espaços do museu e ver informações sobre exposições, objetos e demais itens do acervo relacionado ao período inicial do regime republicano

tour virtual do Museu Republicano Convenção de Itu permite percorrer todos os espaços do edifício e conhecer sobre a história brasileira. Ele reúne o acervo referente ao período inicial do regime republicano no Brasil e seu edifício tem um significado especial. Foi naquele local que representantes de clubes republicanos de várias cidades de São Paulo, e até do Rio de Janeiro, com políticos, cafeicultores e advogados, se reuniram em 1873 para discutir o contexto político do País. Eles iniciaram uma campanha que forneceu as bases para a fundação do Partido Republicano Paulista, numa trajetória que terminaria em 15 de novembro de 1889 com a Proclamação da República e o fim da monarquia. 

Durante o trajeto, é possível contar com audiodescrição dos conteúdos e mensagens em áudio que guiam as visitas e descrevem os itens apresentados, além da visualização, em três dimensões, do acervo e da arquitetura do museu. Outro recurso disponível é a utilização de óculos de realidade virtual. Além disso, em todos os ambientes existem ícones de informação, que abrem telas com detalhes a respeito do edifício, dos acervos e das exposições no local. 

Para conferir o tour virtual acesse:

Parque da Ciência e Tecnologia da USP

Passeio virtual permite conhecer o Parque Cientec da USP, em São Paulo, e saber mais sobre conteúdos que envolvem ciência, tecnologia, meio ambiente e sustentabilidade

O Cientec, Parque da Ciência e Tecnologia da USP, em São Paulo, reuniu possibilidades on-line para o público conhecer seu acervo, como um passeio virtual pelas atrações que existem no local.

O visitante passeia por páginas que informam sobre os principais recursos do local, como a Trilha das Fontes do Ipiranga,  o espaço do Planetário, a Alameda do Sistema Solar, além dos Brinquedos da Física. 

O passeio virtual também tem outros conteúdos para serem explorados, como as áreas que explicam a Ciência e arte da fotografia, como funcionam as lunetas, a presença da Matemática em tudo, a História da Terra e os segredos de uma Estação Meteorológica

Confira aqui a página especial preparada pelo Jornal da USP

Para conferir o tour virtual acesse:

Museu de Computação

Estudantes do curso de Sistemas de Informação relatam as histórias de 19 máquinas que fazem parte do acervo do Museu de Computação Odelar Leite Linhares, localizado na USP, em São Carlos

Com o objetivo de possibilitar que mais pessoas conheçam os impactos da tecnologia na história da humanidade, está disponível uma exposição virtual do Museu de Computação Professor Odelar Leite Linhares, localizado no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos.

Alunos que dão voz a máquinas é o título da iniciativa, resultado da dedicação dos estudantes que ingressaram em 2020 no curso de Sistemas de Informação no ICMC. Eles foram convidados a enfrentar um desafio no primeiro semestre: dar voz a máquinas que fazem parte do acervo do museu. Pela iniciativa, 22 equipes se dedicaram a pesquisar as curiosidades e histórias que permeiam 19 máquinas.

Na exposição é possível conhecer, por exemplo, o computador ATARI 1040ST produzido pela Atari, empresa criadora de consoles e videogames.

Para conferir a exposição acesse:

Museu da Faculdade de Medicina

Toda semana, o museu expõe em suas redes sociais itens importantes do acervo; história das pandemias é um dos temas abordados

Uma seringa de vidro usada em 1930; a primeira máquina da América Latina que funcionou como coração artificial em 1958; e peças de cera, da mesma época, que mostram de forma realista lesões de pele, como as que surgem da sífilis. Materiais como esses, que contam a história da medicina, serão agora apresentados ao público pelas redes sociais da Faculdade de Medicina da USP (FacebookInstagramYouTube e Twitter). Eles fazem parte do acervo do Museu Histórico Prof. Carlos da Silva Lacaz, que está fechado por causa da pandemia de coronavírus.

Uma das séries abordadas é História das pandemias e das endemias, que trata da gripe espanhola em São Paulo, em 1918, e dos aspectos históricos de endemias como doença de Chagas, sífilis e tuberculose. O material é produzido pelos historiadores do museu em parceria com pesquisadores e pós-graduandos convidados.

Em outra série, O acervo e suas histórias, existem vídeos explicativos com os conteúdos do acervo, incluindo materiais, documentos, obras de arte ou iconografia, com indicação de procedência, historicidade e relevância. 

Para conferir os materiais pelo Instagram acesse: