Museu de Zoologia da USP inscreve universitários para treinamento científico

Programa recebe inscrições de graduandos de ciências biológicas de todo o Brasil e oferece formação para futuros profissionais de museus de história natural; inscrições vão até o dia 25 de agosto

 20/08/2024 - Publicado há 5 meses     Atualizado: 22/08/2024 às 15:30
Por
Vários estudantes numa sala do Museu de Zoologia da USP, com uma pessoa falando e os outros prestando atenção
Edição de 2023 do Programa de Treinamento científico no Museu de Zoologia da USP – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

.
Um dos maiores museus de história natural do Brasil e um importante centro de pesquisa: esse é o Museu de Zoologia (MZ) da USP, instituição que tem inscrições abertas para a 3ª edição do Programa de Treinamento Científico do MZ. A proposta do programa é qualificar os estudantes promovendo aprendizado, intercâmbio cultural, rede de contatos para a carreira e indicar caminhos para ingresso na pós-graduação.

Podem participar do MZ Brasil 2024 estudantes de graduação a partir do 3º ano em Ciências Biológicas ou Biologia de todas as regiões do País. As inscrições devem ser feitas até 23h59 do próximo dia 25 de agosto, neste link. Serão selecionadas cinco propostas, uma de cada região do Brasil. A seleção será realizada até 13 de setembro, com divulgação dos resultados no dia 18 do mesmo mês. As atividades acontecerão de 5 a 12 de novembro no museu. 

Durante o treinamento, os estudantes terão a possibilidade de participar de apresentações e bate-papos, de atividades com a divisão de difusão cultural e também com a equipe de pós-graduação do MZ. Os participantes também poderão conhecer parte dos laboratórios e a biblioteca do museu. Ela tem a maior coleção bibliográfica em Zoologia da América Latina, com cerca de 300 mil volumes; e ainda conta com a Coleção de Mamíferos, uma das mais representativas de mamíferos neotropicais do mundo, com mais de 50 mil exemplares.

Na visão de Marcelo Duarte, diretor do museu, o Programa MZ Brasil desempenha um papel fundamental no crescimento acadêmico dos estudantes participantes. “O Programa de Treinamento do Museu de Zoologia da USP (MZ Brasil) desempenha um papel fundamental na formação de recursos humanos altamente qualificados nas áreas de zoologia, sistemática, taxonomia e biodiversidade”, afirma o diretor. Duarte complementa: “O treinamento oferecido pelo MZ Brasil é crucial para a continuidade e avanço das pesquisas em biodiversidade no Brasil, especialmente em um momento em que a preservação da fauna e a compreensão dos ecossistemas naturais são vitais frente às mudanças climáticas e outras pressões ambientais”.

Grupo de universitários em treinamento científico no Museu de Zoologia da USP – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

.
Processo de seleção

Com três anos de existência, o treinamento já teve duas edições anteriores. Na sua primeira edição, o projeto contou com cinco estudantes de graduação em Ciências Biológicas, um de cada região do Brasil. Em 2023, o programa teve dez estudantes selecionados dentre os 300 inscritos. Neste ano, serão cinco graduandos escolhidos.

O programa conta com um aporte financeiro da Universidade. Os recursos financeiros serão utilizados para o pagamento de passagens aéreas, alimentação e hospedagem na cidade de São Paulo, além dos traslados entre os aeroportos de Guarulhos ou Congonhas. 

O processo de seleção é realizado por uma comissão indicada pela diretoria do MZ e é feito a partir da análise da carta de intenções dos candidatos, com a motivação para desenvolver estudos em Sistemática e Taxonomia Animal e a importância dos museus para o conhecimento da biodiversidade. Além disso, a carta de recomendação dos professores e pesquisadores em Zoologia, histórico escolar completo e curriculum vitae serão considerados para a seleção. 

Dúvidas devem ser encaminhadas para o e-mail pgmz@usp.br, com o assunto: Programa MZ Brasil 2024. Para mais informações, acessar o edital aqui ou o site do programa neste link

Acompanhe também o Instagram (@museu_zoologia) e o Facebook (/mzusp) do museu para saber novidades sobre o programa.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.