Foto: Reprodução/PressReader

Jornais e revistas de todo o mundo estão disponíveis em plataforma digital para a comunidade USP

Com poucos cliques, pode-se ler e ouvir notícias de mais de 7.400 veículos de imprensa de 60 países; é possível personalizar acesso a assuntos e publicações de preferência

27/08/2020

Para acompanhar as notícias dos grandes veículos de imprensa nacionais e do exterior, e substituir o impresso pelo digital, todos os professores, funcionários e alunos de graduação e pós-graduação da USP têm acesso desde o início do mês de agosto à plataforma PressReader, catálogo com mais de 7.400 publicações entre jornais e revistas em formato digital de 60 países. Do Brasil, estão disponíveis na plataforma 128 publicações, sendo 109 revistas e 19 jornais.

O contrato com a USP foi viabilizado por meio da Agência USP de Gestão da Informação Acadêmica (Aguia) e vale até o dia 27 de julho de 2021. “A ideia é promover acesso à informação de qualidade principalmente entre os estudantes, acostumados a acessar informação em formato digital. É mais uma oportunidade para que se mantenham atualizados”, destaca Elisabeth Dudziak, da área de comunicação científica e divulgação de recursos de informação da Agência Aguia. “Para a Universidade, a assinatura dessa ferramenta gera economicidade e potencializa o acesso às publicações de divulgação geral a um maior número de pessoas, que podem ler jornais e revistas não apenas nas bibliotecas, como também em outros locais, de acordo com sua conveniência e preferência”, explica Elisabeth.

Computadores, tablets e celulares podem acessar as publicações pelo navegador ou por aplicativo - Foto: Reprodução/PressReader

Pela plataforma, é possível fazer pesquisas por título da publicação, país, idioma ou categoria, com 28 temas em destaque, em edições atuais ou anteriores. O usuário também pode customizar seu perfil para acessar rapidamente as publicações de sua preferência, especificar temas, palavras-chave, seções e até os repórteres que pretende acompanhar. Por exemplo, o usuário pode estabelecer que apareça em sua página inicial todas as notícias sobre a covid-19, em língua inglesa, publicadas em jornais (confira no quadro abaixo como acessar a plataforma).

Entre as publicações nacionais disponíveis, estão na plataforma Folha de São Paulo, O Estado de São Paulo e Revista Isto É. The Washington Post, Los Angeles Times, Forbes, News Week, PC World e Popular Science são exemplos de publicações estrangeiras.

Ferramentas de áudio e de tradução

Na PressReader, os textos das publicações também podem ser ouvidos, em vez de lidos. O áudio é bastante fiel à leitura em língua portuguesa e permite acompanhar o assunto com clareza, sem causar o incômodo que alguns sistemas apresentam com um aspecto “robotizado” do narrador. Uma das vantagens deste recurso é acompanhar a leitura da notícia enquanto executa outro trabalho ou mesmo enquanto dirige um carro.

Outra ferramenta importante é a de tradução de textos para outros idiomas, operação que pode ser feita rapidamente com poucos cliques. Mudar o tipo de letra do texto, compartilhar e imprimir as páginas selecionadas também podem auxiliar o leitor nas suas necessidades de leitura e pesquisa.

Plataforma PressReader permite acesso a notícias por texto ou áudio, além de ferramentas de tradução, impressão, download e compartilhamento - Foto: Reprodução/PressReader

Passo a passo para acessar o PressReader

O acesso pode ser feito por computadores, tablets e celulares com o número USP e login e senha utilizados nos sistemas da Universidade

1

Além de conexão de internet, se o usuário estiver fora da Universidade ou com um computador pessoal, é preciso fazer uma outra conexão chamada VPN (Virtual Private Network) para a plataforma identificar que o acesso está sendo feito pela rede da Universidade.

Para isso, baixe o aplicativo VPN específico para o sistema do computador, tablet ou celular, seguindo as instruções de instalação nos links ao lado:

2

Conforme o tutorial, depois de instalado o aplicativo e de ter colocado os dados da rede VPN, basta entrar no aplicativo AnyConnect, conectar e usar o número USP como "username" e a senha única do usuário.

Caso não lembre da senha única, acesse o site id.usp.br e clique em "Esqueci minha senha" e siga as orientações da página.

3

Com o VPN ativado, basta entrar no endereço:

a plataforma já detecta ser um usuário USP, dando as boas vindas com o símbolo da Universidade

4

A partir daí, ao fechar a janela inicial, o usuário pode configurar suas preferências e optar por várias opções de busca de publicações e conteúdos específicos.

Personalização da página inicial

Para configurar uma página inicial com os itens de sua preferência, é preciso fazer um cadastro na plataforma, clicando em "acessar", no canto direito superior, e na janela que aparece escolher "Novo utilizador? Faça sua inscrição agora". Preencher os campos e criar a conta.

Depois, basta clicar nos "corações" abaixo da capa dos veículos que pretende seguir. Outras formas de customizar a página é marcando seções e nomes de repórteres preferidos. Isso pode ser feito indo no menu superior, à esquerda, item "Página Inicial" e conferir as opções que aparecem na aba lateral. Ainda, pode-se gravar tópicos de pesquisa para consulta rápida como, por exemplo, salvar a palavra "covid-19" para num único clique saber o que tem sido publicado sobre o tema nos últimos dias.

Tipos de pesquisa

Por título

Para quem já sabe o nome do veículo a ser pesquisado, basta preencher o nome no campo de busca, no canto superior direito, que tem o ícone da lupa. Ao digitar o nome, aparecem as últimas publicações por ordem de data É possível acionar a pesquisa avançada para selecionar mais opções. E nos três pontos à direita do campo, pode-se ver outros filtros para a busca.

Por países

No menu superior à esquerda, em Publicações, é acionada uma aba com uma lista de países em ordem alfabética. A plataforma mostra a relação disponível para busca e a quantidade de publicações de cada nacionalidade. São mais 60 países com publicações disponíveis, como os Estados Unidos, com 680 jornais e revistas; o Brasil, com 116; até a Bielorússia, com 41.

Por categoria

Também na área à esquerda, ativada no menu Publicações, os veículos são organizados em 28 categorias, como por exemplo Notícias, com 2330 publicações; Ciência e História, com 311; e Arte com 74. Depois de escolhida a categoria, é possível especificar o idioma e país.

Por idioma

Na mesma área lateral esquerda, é possível pesquisar por "Línguas" numa lista que têm o Inglês, com 2666 publicações, e o Português com 158. Após a seleção por idioma, é possível filtrar por categoria. Por exemplo, publicações em língua japonesa sobre o tema esportes.

Sobre a PressHeader

A PressHeader, com sede no Canadá, começou como um serviço de impressão de cópias físicas de jornais e hoje é uma empresa que se dedica a produtos de tecnologia para editores de notícias. A plataforma é assinada por várias instituições de ensino superior no Brasil e no exterior.