.
Por Tiago Rodela*
Quando começou a funcionar como Hospital das Clínicas, em 1º de agosto de 2022, o HC Bauru iniciou suas atividades atendendo casos de covid-19, com 30 leitos – 20 de clínica médica adulto e dez de UTI adulto – e com 100 profissionais. Agora, completando um ano, a estrutura da Unidade Clínicas saltou de um Hospital de Campanha exclusivo da pandemia para um Hospital Geral de 76 leitos – 40 de clínica médica adulto, dez de UTI adulto, 16 de clínica pediátrica geral e dez de UTI pediátrica -, um incremento de 153%, contando com mais de 420 profissionais próprios e mais de 60 terceirizados.
Na área médica, atuam no HC Bauru especialistas em Cardiologia, Endocrinologia, Geriatria, Infectologia, Nefrologia e Pneumologia, em serviços de retaguarda em clínica cirúrgica para pacientes internados nas áreas de Cirurgia do Aparelho Digestivo, Cirurgia Pediátrica, Cirurgia Torácica, Cirurgia Vascular e Urologia. O HC Bauru conta ainda com profissionais de diversas outras áreas da saúde – como assistentes sociais, biologistas, enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas e nutricionistas -, além da equipe técnica, administrativa e de apoio.
“Neste primeiro ano, tivemos um grande avanço na estruturação do hospital. Além do aumento do número de leitos, ampliamos o atendimento para pacientes com diversas condições clínicas, além da covid-19, tanto nos casos mais simples quanto nos casos mais graves. A abertura de leitos de pediatria e UTI pediátrica possibilitou uma abrangência ainda maior no cuidado à população”, avalia a médica Maria Fernanda Braggion Santos, diretora de Atenção à Saúde do HC Bauru.
Adicionalmente, na Unidade Centrinho, que integra o complexo do Hospital das Clínicas de Bauru desde 1º de fevereiro de 2023, há 39 leitos gerais de pediatria clínica e cirúrgica e de internação cirúrgica adulto, mais seis leitos de UTI pediátrica, para retaguarda clínica e cirúrgica dos pacientes com anomalias craniofaciais e deficiência auditiva (cirurgias de próteses auditivas implantáveis, como o implante coclear), totalizando 121 leitos ativos em ambos os prédios.
“Buscamos proporcionar um atendimento de excelência à população, com cuidado multiprofissional, visando não apenas ao tratamento da doença mas ao cuidado com o indivíduo. Foi um ano de muito trabalho, estamos orgulhosos do que já foi implementado e empenhados em ampliar o serviço, visando sempre à qualidade da assistência à população”, completa Maria Fernanda.
O diretor-geral do HC Bauru, Danilo Arruda de Souza, destaca que há diversas frentes de trabalho em andamento no processo de estruturação deste novo complexo. “Será iniciada, neste segundo semestre de 2023, a reforma no Centro Cirúrgico da Unidade Clínicas, com expectativa de ativação no segundo semestre de 2024 – sendo nove salas, oito para cirurgias eletivas e uma para cirurgia de urgência -, e a construção de uma Central de Materiais e Esterilização nova, melhorias viabilizadas por investimento do Governo do Estado anunciado no último dia 14 de julho.”
Danilo acrescenta que “esses recursos permitirão ainda a abertura de um moderno Centro de Diagnóstico por Imagem, com exames de tomografia, ainda neste segundo semestre de 2023, e com equipamento de ressonância magnética para 2024”.
Segundo o diretor-geral do HC Bauru, além do acompanhamento odontológico já realizado na Unidade Centrinho para os pacientes com fissuras labiopalatinas e anomalias craniofaciais, existe o planejamento para iniciar a oferta, ainda neste segundo semestre de 2023, de serviço odontológico para crianças e adultos com síndromes ou deficiência mental ou intelectual que necessitem de anestesia geral.
“É importante ressaltar que, em todo este processo de estruturação do HC Bauru, a Unidade Centrinho teve todos os atendimentos e linhas de cuidado preservadas, sem qualquer redução, ao contrário, já foram feitas diversas contratações de funcionários que estão atuando na Unidade Centrinho”, reforça o dirigente.
“O aporte para o Hospital das Clínicas de Bauru tem o objetivo de colocá-lo 100% em funcionamento. Com o repasse desses recursos, darão início à reforma da estrutura física para a adequação do prédio às normas vigentes, além da aquisição de equipamentos. A unidade funcionará em sua totalidade, aumentando a oferta dos serviços de saúde à população”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Eleuses Paiva.
Ensino da Medicina
Além dos serviços de assistência à saúde da população, o HC Bauru também serve de campo para o ensino e treinamento dos cursos de graduação e pós-graduação da USP.
“O HC Bauru é onde os internos de Medicina – 5º e 6º anos – fazem estágios curriculares, atendendo com supervisão de preceptores e docentes nas áreas de clínica médica, cirurgia, pediatria, medicina intensiva e urgências. Há também alunos do 1º ao 4º ano em estágios de treinamento como a semiologia médica. Temos ainda, na Unidade Centrinho, além dos estudantes de Medicina, alunos de Odontologia e Fonoaudiologia em estágios curriculares e optativos”, explica o professor Tales Rubens de Nadai, coordenador do Curso de Medicina da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da USP.
Para o coordenador, “o HC Bauru, em franca expansão assistencial, propiciou um diferencial importante para o Curso de Medicina, onde os estudantes conseguiram, já nas primeiras turmas, vivenciar a rotina de cuidado e atendimento em diversas áreas da Medicina”.
O coordenador da Medicina salienta ainda que “o HC Bauru consolidou a estruturação da futura Faculdade de Medicina de Bauru da USP, auxiliando e proporcionando local de estágio para as primeiras turmas do Curso de Medicina da FOB. A expectativa é de aumento gradativo dos campos de estágios dos alunos e da ampliação a curto e a médio prazo das residências médicas já para o ano de 2024”..
*Da Assessoria de Imprensa do HC Bauru / USP