Hepatite aguda infantil: alerta global da OMS, doença é discutida em live da USP

Promovida pelo Instituto de Ciências Biomédicas da USP, esta edição do “ICB em Pauta” é motivada pelo Dia Mundial da Luta Contra as Hepatites Virais, comemorado anualmente em 28 de julho

25/07/2022 - Publicado há 2 anos
ICB em Pauta desta semana abordará a hepatite viral e o surto de casos agudos em crianças – Foto: Reprodução/Facebook

Nesta terça-feira, dia 26 de julho, às 13h30, será realizada mais uma edição do ICB em Pauta – evento do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP, transmitido pelo Facebook e pelo YouTube. O convidado será o professor João Renato Pinho, coordenador do Laboratório de Gastroenterologia e Hepatologia Tropical do Instituto de Medicina Tropical da Faculdade de Medicina da USP (IMT-FMUSP).

O evento é motivado pelo Dia Mundial da Luta Contra as Hepatites Virais, comemorado anualmente em 28 de julho. A data, estabelecida pela Organização Mundial da Saúde em 2010, busca conscientizar a população sobre esse tipo de infecção no fígado que, apesar de perigosa, é evitável e tem tratamento. Além de detalhar as características da doença, também será pauta da conversa o crescimento mundial de casos de hepatite aguda em crianças, cujas causas ainda são desconhecidas. A situação é considerada um caso de alerta global pela Organização Mundial da Saúde (OMS). No último relatório emitido pelo órgão, no dia 8 de julho, são calculados mais de 1.010 casos prováveis em 35 países. Ainda não há casos confirmados no Brasil.

Doutor em Ciências Biológicas pela USP, Pinho também é médico do Departamento de Patologia Clínica do Hospital Albert Einstein e diretor do Laboratório de Biologia Molecular, Divisão de Laboratório Central do Hospital das Clínicas da FMUSP. O pesquisador se notabilizou por pesquisas relacionadas às propriedades e difusão do vírus das hepatites B e C no Brasil.

ICB em Pauta

O ICB em Pauta é uma série de lives promovida pelo ICB da USP. Os vídeos apresentam entrevistas com pesquisadores para discutir temas gerais sobre ciência, saúde e diferentes temas de interesse da comunidade científica. No Dia Mundial do Rock, por exemplo, o programa discutiu os impactos neurológicos da música como ferramenta terapêutica e a importância das ciências e das artes na vida das pessoas e da sociedade.

Confira os últimos vídeos na playlist a seguir: