Exposições e atividades educativas marcam celebrações do centenário do Museu Republicano de Itu

De 15 a 22 de abril, programação conta com mais de 20 atividades que incluem exposições, oficinas educativas e concerto musical em comemoração aos 100 anos do Museu Republicano de Itu

 12/04/2023 - Publicado há 1 ano     Atualizado: 19/04/2023 as 8:46
Museu Republicano de Itu promove atividades comemorativas do seu centenário – Foto: Arquivo/USP Imagens

.
No próximo sábado, dia 15, a partir das 9 horas, tem início uma programação comemorativa ao centenário do Museu Republicano de Itu, com mais de 20 atividades que incluem exposições, oficinas educativas e concerto musical. Além da ação-performance Retratos-relâmpago, do artista Guilherme Kramer, haverá a abertura da mostra Taunay, o Museu Republicano e Itu, sob curadoria da professora Ana Paula Nascimento, e o lançamento do livro Afonso d’Escragnolle Taunay, volume 8, organizado pela Academia Ituana de Letras (Acadil). A programação comemorativa da semana segue até o dia 22 de abril (confira abaixo) mas ainda vai contar com uma extensa programação cultural ao longo de todo este ano.

O Museu Republicano foi inaugurado nas comemorações do cinquentenário da Convenção de Itu, em 1923, como sede em Itu do Museu Paulista, pertencente à USP desde 1963. “A importância deste museu se deve ao acontecimento histórico que ocorreu em 18 de abril de 1873 no seu interior, pois numa de suas salas foi realizada a primeira convenção com representantes dos clubes republicanos das províncias de São Paulo e Rio de Janeiro, que deram as bases para a formação do Partido Republicano paulista, ainda durante o período do Império no Brasil. O seu nome se deve a este importante evento, que marcou o início da movimentação da elite brasileira e, principalmente, paulista, a favor do regime republicano no País”, explica Rosaria Ono, diretora do Museu Paulista, responsável pela gestão do Museu Republicano de Itu e do Museu do Ipiranga.

Rosaria Ono e Maria Aparecida de Menezes Borrego – Fotos: arquivo pessoal

Do encontro de 1873, a instituição guarda o Livro de Ata da Convenção e, de seus participantes, uma coleção de pinturas encomendadas pelo diretor do museu, Afonso Taunay. “Um acervo riquíssimo de documentos, imagens e objetos sobre a República brasileira e sobre fatos e personagens ituanos. Portanto, é uma instituição de grande relevância para refletirmos sobre a história do nosso país e da cidade de Itu”, destaca a professora Maria Aparecida de Menezes Borrego, supervisora do museu.

Ela destaca a realização de uma série de atividades para a comemoração do centenário do Museu Republicano e dos 150 anos da Convenção de Itu, que mostram os trabalhos realizados na instituição, principalmente relacionados à pesquisa e à extensão. “Teremos a abertura de três exposições, atividades educativas que serão realizadas no próprio museu e em outras instituições parceiras da cidade de Itu, a disponibilização de documentos históricos digitalizados em nosso site, que falam da própria história do Museu Republicano e da República brasileira, e um concerto em parceria com o Museu da Música de Itu.”

Afonso d´Escragnolle Taunay no saguão do Museu Republicano Convenção de Itu, em julho de 1948 – Acervo Museu Paulista/USP

.
Confira a programação do centenário do Museu Republicano de Itu:

15 de abril, sábado

  • Ação-performance Retratos-relâmpago, de Guilherme Kramer
  • Abertura da mostra Taunay, o Museu Republicano e Itu

18 de abril, terça-feira

  • Abertura da exposição Circulações da Convenção de Itu
  • Abertura da exposição Miguelzinho bordado
  • Carregamento das aquarelas de Miguelzinho Dutra na WikiGLAM Museu Republicano
  • Disponibilização da Solenização do Cincoentenário da Convenção (1923)
  • Disponibilização do Guia do Museu Republicano (1946)
  • Disponibilização das transcrições da Ata da Convenção (1873) e das Atas do Clube Republicano realizadas pelo Arquivo Público do Estado de São Paulo (Apesp)
  • Aula gravada do professor Paulo César Garcez Marins: Inventando o passado: Taunay e o Museu Republicano em 1923 (pelo Canal do YouTube do Museu Republicano de Itu)

19 de abril, quarta-feira

  • Oficina educativa: Miguelzinho bordado (na Fábrica de Arte Marco Amaro, Rua Dr. Graciano Geribelo 8, Itu)

20 de abril, quinta-feira

  • Oficina educativa: Memórias da Convenção

21 de abril, sexta-feira

  • Concerto – Salmos, preces e rogações na obra de Miguel Dutra, com o Coro de Câmara do Museu da Música – Itu, com regência de Luís Roberto de Francisco

22 de abril, sábado

  • Oficina educativa: Entre pincéis e aquarelas (na Fábrica de Arte Marco Amaro, Rua Dr. Graciano Geribelo 8, Itu)
    .

A programação completa do centenário do Museu Republicano de Itu pode ser conferia do site da instituição neste link e nas redes sociais Facebook e Instagram.

O Museu Republicano fica na Rua Barão de Itaim, 67, no Centro Histórico da Estância Turística de Itu, em São Paulo. Faça um tour virtual pelo museu clicando aqui.

.

Com colaboração de Priscila Nery e Marco Berringer, da Comunicação do Museu Republicano de Itu 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.