.
O papel do bibliotecário num cenário cada vez mais complexo e dinâmico, que envolve acesso à informação, diversidade, ética e sustentabilidade, mediados pelo uso da tecnologia, é assunto da mesa-redonda Universidades abertas e a atuação dos bibliotecários: desafios e oportunidades, no dia 14 de março, a partir das 10 horas. O evento será realizado em comemoração ao Dia do Bibliotecário e terá transmissão on-line pelo Canal do Youtube da Aguia. As inscrições estão disponíveis neste link.
Organizado pela Agência USP de Gestão da Informação Acadêmica (Aguia), o objetivo do encontro é analisar a atuação do bibliotecário como profissional mediador que agrega valor e disponibiliza conteúdos organizados imprescindíveis ao aprendizado, à pesquisa e à inovação, oferecendo oportunidades de contato mais próximo com a cultura, ao mesmo tempo em que combate a desinformação.
Além disso, também será discutido o crescimento do acesso aberto a resultados de pesquisas, considerando que a ciência aberta, as publicações de estudos, as metodologias, os conjuntos de dados abertos, transparentes e acessíveis ajudaram a acelerar a produção de conhecimento novo e necessário sobre a covid-19. Nesse novo cenário, a ideia é compartilhar experiências e lançar um olhar renovado sobre a atuação do bibliotecário e a universidade que a sociedade almeja.
Participam do evento Paulo Martins, diretor da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP e presidente da Aguia; Elisabeth Adriana Dudziak, chefe da Divisão de Gestão de Desenvolvimento e Inovação da mesma instituição; Sigrid K. Weiss Dutra, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); além de Luana Farias Sales, do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict).
Universidades abertas e a atuação dos bibliotecários: desafios e oportunidades
14 de março de 2022, das 10 às 12 horas
Transmissão pelo Youtube: https://www.youtube.com/c/AGUIAUSP
Inscrições neste link
.