Estudantes da USP são destaque em competição internacional na área de Direito

Time da Faculdade de Direito da USP foi selecionado na etapa nacional e seguiu na semifinal internacional do tradicional Philip C. Jessup International Law Moot Court Competition

Publicado: 24/04/2024
Time da Faculdade de Direito venceu etapa nacional – Foto: Divulgação FD-USP

.
A Faculdade de Direito (FD) da USP obteve bons resultados em uma das mais antigas e principais competições de Direito do mundo, a Philip C. Jessup International Law Moot Court Competition. O time do Núcleo de Estudos Internacionais, coordenado pelo professor Paulo Borba Casella, do Departamento de Direito Internacional da FD, venceu as etapas nacionais e chegou às semifinais internacionais.

Organizada pela International Law Students Association (Ilsa), a competição conta com a participação de 3 mil alunos de cerca 700 faculdades espalhadas por 100 países. Consiste na simulação de um julgamento perante a Corte Internacional de Justiça, órgão judicial das Nações Unidas, com base em um caso fictício que engloba importantes questões de Direito Internacional.

Após se consagrar campeão do Brasil, o time composto pelos alunos André Barreto Távora, Enzo Pedrosa Pontirolli, Julia Ferreira Pinto, Maria Luisa Yonezawa e Stella dos Santos Lemos Fernandes avançou para as rodadas internacionais em Washington D.C., onde enfrentou representantes de países como Azerbaijão, China, Nigéria, Espanha, Hungria, EUA, Brasil e Filipinas.

O Brasil foi o único país com duas equipes nas quartas de final da competição, que recriou a final das rodadas nacionais com a USP e a Universidade Federal de Uberlândia. A equipe da FD venceu a rodada e avançou para as semifinais, sendo eliminada apenas pela campeã mundial. O marco de semifinalista é o recorde do Brasil na competição, também atingido em 2022 pela atual treinadora da equipe, Bárbara de Sousa Braz.

.

*Texto: Assessoria de Imprensa da FD