Encontro estabelece cooperação acadêmica entre USP e Universidade de Toulon

Serão realizadas três jornadas com apresentações das pesquisas em andamento; a primeira acontecerá no dia 1º de março, das 10h às 11h30, pela plataforma Zoom

28/02/2024 - Publicado há 5 meses
Universidade de Toulon, na França, fará parte de cooperação acadêmica com a USP – Foto: Divulgação/UT

.
No dia 1o de março, terá início o Échange Doctoral Franco-Brésilien, o primeiro de uma série de três encontros entre doutorandos da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP e do Institut Méditerranéen des Sciences de l’Information et Communication, da Universidade de Toulon, na França. A iniciativa de unir jovens pesquisadores da área de comunicação e informação constitui o primeiro passo para a consolidação de um acordo de cooperação e mobilidade entre as duas instituições. As jornadas serão em inglês e abertas a todos os interessados, e podem ser acompanhadas pela plataforma Zoom, neste link.

O evento conta com a participação de cinco doutorandos da ECA/USP e seis pesquisadores da universidade francesa, que vão apresentar suas pesquisas em andamento, promovendo o intercâmbio acadêmico. A idealização é dos professores Marisa Midori Deaecto e Rodrigo Ratier, ambos do Departamento de Jornalismo e Editoração (CJE) da ECA/USP, e dos professores Maud Pélissier e Michel Durampart (Universidade de Toulon), com organização de Cristiane Tavares (Universidade de Toulon).

Segundo a professora Marisa Midori, a ideia surgiu em maio do ano passado, quando esteve na Universidade de Toulon e teve contato muito próximo com alunos de mestrado profissional, mestrado e doutorado stricto sensu da instituição francesa. “As conversas com os alunos me fizeram observar que havia muitas afinidades entre as pesquisas de doutorandos que eram feitas em Ciências da Comunicação na ECA e as pesquisas feitas pelos alunos inscritos em um programa de doutorado do Instituto Mediterrâneo de Informação e Ciência da Comunicação”, conta, citando o contato com Cristiane Tavares, pesquisadora brasileira que estava realizando sua tese de doutorado na universidade francesa.

“Foi a partir daí que surgiu a ideia das jornadas, em que os doutorandos de ambas instituições expõem seus trabalhos, trocam experiências, construindo de fato um programa de cooperação acadêmica, que se inicia já no nível da pós-graduação, no nível do doutoramento”, afirma. De volta ao Brasil, Marisa contou com o apoio do jornalista e professor Rodrigo Ratier, francófano que fez seu doutorado na Universidade de Lyon e conhece o sistema universitário da França, e se uniu ao projeto de cooperação entre a USP e o Instituto de Comunicação da Universidade de Toulon.

A primeira jornada reúne três pesquisas: A redação como núcleo pensante e escola de formação, com Ana Paula Cardoso; Temps, temporalités et communication humaine (Tempo, temporalidades e comunicação humana), por Jean-Marc Julien; e Interfaces para governança algorítmica: a questão da agência humana em mídias sociais, com Victor Freitas Vicente. Ainda nos outros dois encontros serão discutidos assuntos como utilização de tecnologias digitais para a cidadania e a guerra da Síria contada através das redes sociais. Cada palestra tem duração de 10 minutos, seguida de perguntas e considerações.

1º de março

• A redação como núcleo pensante e escola de formação – Ana Paula Cardoso
  • Temps, temporalités et communication humaine (Tempo, temporalidades e comunicação humana) –
    Jean-Marc Julien